Novum Canal

mobile

tablet

Amarante: Contas de 2020 aprovadas sem votos contra
Fotografia: Câmara Amarante

Serviço de apoio ao consumidor de Amarante celebra sexto aniversário

Partilhar por:

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Amarante celebra, na próxima segunda-feira, Dia Mundial do Consumidor.

A autarquia esclarece que para assinalar a efeméride serão partilhadas informações úteis sobre este serviço e a cooperação estabelecida com “o TRIAVE – Tribunal Arbitral”.

Este serviço está incorporado na Rede de Arbitragem de Consumo e permite que os amarantinos e agentes económicos locais possam solucionar “os seus conflitos de consumo de uma forma mais rápida e eficaz”.

Citada em comunicado, a vereadora com o Pelouro da Defesa do Consumidor, Lucinda Fonseca, avança que O CIAC foi inaugurado em 2015 e “já instruiu mais de 1400 processos a nível de consumo e mais de 190 a nível de sobre-endividamento e proteção financeira. Foram dinamizadas mais de 100 ações de informação, com quase 3000 participantes”.

Falando do tipo de serviços e as solicitações mais frequentes que são direcionadas para este serviço prendem-se “com conflitos de consumo, nomeadamente matérias relacionadas com os serviços públicos essenciais (telecomunicações, água, energia elétrica, gás natural, serviço de recolha e tratamento de águas residuais, serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos e serviços postais); contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial; práticas comerciais desleais; contratos de compra e venda e ainda conflitos do foro do sobre-endividamento e proteção financeira”.

Serviço de apoio ao consumidor de Amarante celebra sexto aniversário
Fotografia: Câmara Amarante

Ainda no âmbito do sexto aniversário do CIAC, na próxima segunda-feira, pelas 15h00, realiza-se um webinar com a economista Ana Passos, da Deco, dirigido aos alunos da Universidade Sénior de Amarante, sob o tema: “A Literacia Financeira não é só para jovens! O essencial dos Serviços Financeiros”.

O município recorda que o “CIAC resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Amarante, a Direção Geral do Consumidor, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO e de uma parceria com o Plano Nacional de Formação Financeira – PNFF – Todos Contam”, sublinhando que o CIAC integra a Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social do município de Amarante.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!