Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Governo lança projeto que quer contribuir para o desenvolvimento de competências de formação cidadã
Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Paços de Ferreira primeiro município português a instalar desfibriladores em todas as escolas básicas e secundárias

Partilhar por:

Paços de Ferreira é o primeiro município português a instalar desfibriladores em todas as escolas básicas e secundárias e em recintos desportivos e edifício camarário.

O projeto vai ser apresentado esta sexta-feira dia 12, pelas 18h30, nos Paços do Concelho.

A autarquia pacense esclarece que ao todo serão “26 aparelhos eletrónicos portáteis e com bateria, próprios para serem utilizados por operadores não especializados, que se aplicam no tórax da pessoa com fibrilação cardíaca”.

O município avança que ao mesmo tempo, “dando cumprimento às normas legais vigentes, nomeadamente exigidas pelo INEM, a colocação de desfibriladores implica ações de formação”.

 O município esclarece que, nesse sentido, vai proceder “à formação de dezenas  de colaboradores das várias instituições e clubes, habilitando-os a manusear este tipo de equipamento, de modo a que, a ação de socorro seja imediata, em situações de urgência”.

Paços de Ferreira primeiro município português a instalar desfibriladores em todas as escolas básicas e secundárias
Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

“O concelho de Paços de Ferreira tem 12 campos de futebol, sete escolas (básicas e secundárias), quatro pavilhões e duas piscinas. Em 2019, as piscinas municipais de Freamunde e Paços de Ferreira tiveram 3834 utilizadores (média/mês); 1200 utentes praticaram desporto nos pavilhões (dois públicos e dois propriedade de clubes amadores); 5470 alunos, professores e pessoal não docente frequentam as escolas básicas e secundárias; 1480 atletas (média/mês) frequentaram  os campos de futebol”, lê-se no comunicado que nos foi enviado que acrescenta que “os atletas que praticam desporto nos pavilhões gimnodesportivos e nos campos de futebol, fazem-no mais do que uma vez por semana, o que aumenta exponencialmente o número de utilizadores”.

A câmara municipal relembra que “no edifício da câmara municipal trabalham centenas de pessoas, além do elevado número de munícipes que aqui ocorrem diariamente”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!