Paços de Ferreira primeiro município português a instalar desfibriladores em todas as escolas básicas e secundárias
Paços de Ferreira é o primeiro município português a instalar desfibriladores em todas as escolas básicas e secundárias e em recintos desportivos e edifício camarário.
O projeto vai ser apresentado esta sexta-feira dia 12, pelas 18h30, nos Paços do Concelho.
A autarquia pacense esclarece que ao todo serão “26 aparelhos eletrónicos portáteis e com bateria, próprios para serem utilizados por operadores não especializados, que se aplicam no tórax da pessoa com fibrilação cardíaca”.
O município avança que ao mesmo tempo, “dando cumprimento às normas legais vigentes, nomeadamente exigidas pelo INEM, a colocação de desfibriladores implica ações de formação”.
O município esclarece que, nesse sentido, vai proceder “à formação de dezenas de colaboradores das várias instituições e clubes, habilitando-os a manusear este tipo de equipamento, de modo a que, a ação de socorro seja imediata, em situações de urgência”.

“O concelho de Paços de Ferreira tem 12 campos de futebol, sete escolas (básicas e secundárias), quatro pavilhões e duas piscinas. Em 2019, as piscinas municipais de Freamunde e Paços de Ferreira tiveram 3834 utilizadores (média/mês); 1200 utentes praticaram desporto nos pavilhões (dois públicos e dois propriedade de clubes amadores); 5470 alunos, professores e pessoal não docente frequentam as escolas básicas e secundárias; 1480 atletas (média/mês) frequentaram os campos de futebol”, lê-se no comunicado que nos foi enviado que acrescenta que “os atletas que praticam desporto nos pavilhões gimnodesportivos e nos campos de futebol, fazem-no mais do que uma vez por semana, o que aumenta exponencialmente o número de utilizadores”.
A câmara municipal relembra que “no edifício da câmara municipal trabalham centenas de pessoas, além do elevado número de munícipes que aqui ocorrem diariamente”.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Desporto2021.04.16Paços de Ferreira perde na deslocação ao Bessa por 2-0
Covid-192021.04.16Paredes: Parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness) encerrados preventivamente
Movimento Juntos por Paredes2021.04.16Movimento Juntos Por Paredes preocupado com “aumento exponencial de casos de Covid-19 no concelho”
Amarante2021.04.16Campanha #euescolho sensibiliza e previne para os comportamentos aditivos nos jovens