Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Creches, pré-primário e primeiro ciclo reabrem na próxima segunda-feira
Fotografia: Página Oficial do Governo

Creches, pré-primário e primeiro ciclo reabrem na próxima segunda-feira

Partilhar por:

O primeiro-ministro António Costa, anunciou, há instantes,  no âmbito do plano de desconfinamento anunciado para o país, que as creches, o pré-primário, o primeiro ciclo regressão ao ensino presencial já esta segunda-feira.

O segundo e terceiro ciclos (e ATLs para as mesmas idades) reabrem a 5 de abril, sendo que a 19 de abril está prevista a reabertura ensino secundário e do  ensino superior;

O Chefe do Governo declarou, também,  que no início da semana reabrirão os cabeleireiros, barbeiros, manicures e serviços similares, assim como  o comércio ao postigo,  livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária, bibliotecas e arquivos.

Também a partir de segunda-feira poderão reabrir “equipamentos sociais na área da deficiência; museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares; lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua; feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal) e as esplanadas, com máximo de quatro pessoas”.

O primeiro-ministro anunciou que, também, a partir da próxima segunda feira reabrirão as “modalidades desportivas de baixo risco; atividade física ao ar livre até quatro pessoas e ginásios sem aulas de grupo”.

Creches, pré-primário e primeiro ciclo reabrem na próxima segunda-feira
Fotografia: Página Oficial do Governo

A 19 de abril reabrem os “cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos; lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação; todas as lojas e centros comerciais; restaurantes, cafés e pastelarias até um máximo de quatro pessoas ou seis em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim de semana e feriados.

As modalidades desportivas de médio risco, a atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo, assim como eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% de lotação enquadram-se no leque de atividades que poderão reabrir a partir de 19 de abril.

No dia 3 de maio, reabrem os “restaurantes, cafés e pastelarias, até um máximo de seis pessoas pessoas ou 10 em esplanadas, sem limite de horário.  Também todas as modalidades desportivas, a atividade física ao ar livre e ginásios, os grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação e os  casamentos e batizados com 50% de lotação poderão reabrir.

O Governo, na sua intervenção, apelou ao cumprimento das regressa e normas estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e introduziu dois critérios  a partir dos quais irá proceder à reavaliação da situação: o índice de transmissibilidade acima de 1 e a existência de mais de 120 novos casos por dia, em 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.

No seu discurso, António Costa avançou, mesmo, que se os dois indicadores ultrapassarem os valores definidos terá que retroceder no aligeirar das medidas.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!