CHTS desenvolve projeto-piloto em Baião direcionado a crianças e adolescentes
O município de Baião vai integrar um projeto-piloto do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), na área da saúde mental, direcionado a crianças e adolescentes.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde, o projeto é consequência de uma pareceria entre o CHTS e o município e consubstancia a criação de “equipa multidisciplinar”, com “colaboradores da unidade hospitalar de psiquiatra, na área de infância e adolescência, além de enfermeiros, psicólogos e terapeutas”.
Refira-se que este projeto na área da saúde mental já tinha inclusive sido anunciado em primeira mão ao Novum Canal, pelo próprio presidente do CHTS, Carlos Alberto, no programa Data Vénia, moderado por Paulo Ferrinho.
Ao abrigo deste projeto, os profissionais irão deslocar-se a Baião, para “in loco” “realizar consultas, sessões terapêuticas e reuniões para acompanhamento de crianças e de jovens, em diferentes contextos”.

O projeto preconiza que os profissionais trabalharão com “bebés e crianças em idade pré-escolar, que não estejam a frequentar a creche ou jardins-de-infância e que estejam aos cuidados de pais com patologia mental identificada”, prevendo, também, atuar em situações como “adolescentes em situação de recusa escolar e grávidas ou mães adolescentes”.
A medida designada “Equipa Comunitária de Saúde Mental – Infância e Adolescência”, faz parte doo Plano Nacional de Saúde Mental.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Covid-192021.04.14PSD Paços de Ferreira defende testagem à Covid-19 para profissionais da restauração e comércio local
Amarante2021.04.14Amarante: Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com atividades diversificadas
Desporto2021.04.14Rally de Portugal: inscrições para “Marshall” estão a decorrer
Assembleia da República2021.04.14Assembleia da República autoriza a renovação da declaração do estado de emergência