Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Amarante instala rede de 31 oleões
Fotografia: Câmara de Amarante

Amarante instala rede de 31 oleões

Partilhar por:

O município de Amarante está a proceder à instalação de uma rede de 31 oleões, em várias freguesias do concelho, para depósito e encaminhamento dos óleos alimentares usados (OAU).

A autarquia avança, em comunicado, que este sistema de recolha seletiva é semelhante aos ecopontos já existentes para o papel, plástico, vidro e pilhas e encontram-se, sempre que possível, junto a estes.

“Antes de serem colocados nos oleões, os OAU, que não devem conter restos de comida ou outro tipo de líquidos, devem ser acondicionados em garrafas ou garrafões (até 6 litros) de plástico e bem fechados. Mais se informa que não podem ser depositados nos oleões os óleos lubrificantes, considerando que contaminam os OAU, impedindo a sua valorização”, refere o município que avança que “os óleos alimentares reciclados são usados na produção de detergentes, sabões, velas e, principalmente, biodiesel”.

A câmara municipal manifesta, ainda, que “ao proceder à reciclagem dos OAU está a evitar uma potencial contaminação dos solos e da água. Se os OAU forem enviados para a rede de drenagem de águas residuais, além de sobrecarregarem o custo do tratamento dos efluentes que chegam à ETAR, reduzem a sua eficácia por interferirem na qualidade do efluente final que é descarregado na linha de água, gerando implicações nos ecossistemas aquáticos”.

Fotografia:: Câmara do Marco de Canaveses

O executivo municipal sublinha que a “deposição e encaminhamento adequado de mais uma tipologia de resíduos, contribui para a Redução da Pegada Ecológica. Posteriormente, a recolha dos OAU é efetuada por uma empresa licenciada para a armazenagem, triagem e tratamento deste tipo de resíduos”, sustentando que até ao final de março serão instalados os 31 oleões cuja localização pode consultar online ou na app EcoMovimento.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!