Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Felgueiras: Famílias vão poder abraçar seniores que se encontram nas instituições

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Felgueiras

As famílias de Felgueiras vão poder abraçar os familiares seniores que se encontram nas instituições, no âmbito do projeto “Abraços com História Felgueiras”, uma iniciativa da autarquia que iniciou esta sexta-feira.

A autarquia destaca que este projeto tem como objetivos combater o isolamento sénior aprofundado pela pandemia.

Citada  em comunicado, a vereadora da Saúde e da Coesão e Acão Social, Rosa Maria Pinto, realçou que a crise sanitária acabou por afastar-nos “do contacto humano, o que é um verdadeiro teste à resiliência humana”, reconhecendo que os mais idosos foram quem mais sofreu com esta situação.

Fotografia: Câmara de Felgueiras

“Porém, os mais velhos acabaram por sofrer mais com este isolamento pois, por serem grupo de risco, ficaram automaticamente mais afastados de todos aqueles de quem gostam. É um isolamento que os protege? Sim, é! Mas não deixa de ser um isolamento com todas as consequências que tem ao nível da saúde mental “,  disse.

No âmbito do projeto, o município irá percorrer todos os lares do concelho, garantindo a possibilidade de as famílias abraçarem os seniores que se encontram nas instituições.

“Trazer humanismo e emoção e recuperar os afetos em segurança é o grande objetivo da iniciativa que conta com uma estrutura em plástico e devidamente desinfetada para o cumprimento da missão”, refere a autarquia.

Já o presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, destacou que os idosos já deram o seu contributo em prol do concelho e do país, relevando a importância de salvaguardar a sua saúde mental.

“Muito se tem falado sobre saúde mental e o impacto da Covid e esta é uma das formas que encontramos para ajudar a minimizar o impacto. A saúde mental promove-se também desta forma: retirando as pessoas, de forma positiva, da rotina, dando-lhe carinho, mostrando-lhe que não estão esquecidas. Nunca as esqueço!”, reforçou o autarca, acrescentando: “Basta assistir a um único abraço para perceber a falta que ele fazia”.

O projeto “Abraços com História Felgueiras” chegará na próxima semana a mais lares.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!