Novum Canal

mobile

tablet

Café Literário completou terceiro aniversário com apresentação da revista “Orpheu Paredes”

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Paredes

O Café Literário comemorou, esta sexta-feira,  o seu terceiro aniversário, com a apresentação da  revista “Orpheu Paredes, numa iniciativa transmitida online, na página do facebook da autarquia, que contou com a presença  de vários autores e artistas convidados que participaram nesta revista.

Sem a presença do púbico devido à crise sanitária que continua a assolar a região e o país, o Café Literário foi apresentado e moderado pela vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, e contou com a presença do presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida,  e Maria Antónia Silva, coordenadora da unidade património cultural biblioteca e arquivo e Fernando Salvador, coordenador da unidade dinamização cultural e turismo.

O chefe do executivo relevou o trabalho da atual vereadora na dinamização da cultura no concelho e realçou que esta área foi uma das “grandes conquistas do seu executivo”.

“É fundamental a dinamização da cultura em Paredes. Foi uma das grandes conquistas deste mandato, este ressurgimento da cultura com eventos muito bem vincados”, disse, lamentando, no entanto, não ter sido possível, este ano, partilhar este momento com o publico.

Fotografia: Câmara de Paredes

“Infelizmente este ano não podemos celebrar o aniversário do Café Literário com a apresentação da revista Orpheu de uma forma presencial, num auditório cheio de pessoas para, olhos nos olhos, ver e ouvir o que os autores nos teriam para dizer. Por aqui passaram autores ligados a vários quadrantes, desde a literatura, a poesia, das bandas de música, ao desporto, ao ambiente, mas o mais importante é fazermos com que a cultura esteja viva em Paredes”, concretizou, sublinhando que talvez daqui a ano e meio, dois anos, seja já possível ter um auditório de excelência em Paredes para festejar o Café Literário com outra pompa e circunstância.

Alexandre Almeida reconheceu que o Café Literário é uma iniciativa que é hoje comummente conhecida, que ganhou espaço no concelho de Paredes que fez com que muitos amigos da cultura de Paredes, todos os meses, partilhem o espaço da biblioteca municipal, onde um autor é convidado a partilhar o seu livro e as suas histórias.

O presidente da Câmara de Paredes enfatizou, também, a qualidade da revista Orpheu, a sua diversidade em termos de conteúdos e temas, assim como o grafismos e a panóplia de autores e intervenientes das mais diversas áreas que a integram e fazem deste projeto uma referência cultural no concelho.

O autarca recordou, ainda, que o município dedicou o presente ano às  comemorações do bicentenário do nascimento de José Guilherme Pacheco, deixando um repto aos paredenses para visitarem a exposição que está patente na Casa da Cultura.

A próxima convidada do Café Literário será Olívia Clara Pena.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!