Novum Canal

mobile

tablet

Deputado António Cunha volta a questionar União Europeia sobre tragédia humanitária em Moçambique

Partilhar por:

O deputado de Penafiel, António Cunha, eleito pelo circulo eleitoral do Porto à Assembleia da República, relembrou, esta quinta-feira, no plenário, no âmbito da Conferência Interparlamentar sobre a Política Externa e de Segurança Comum e a Política Comum de Segurança e Defesa, a situação dramática que se vive em Cabo Delgado, Moçambique.

O deputado penafidelense voltou a questionar União Europeia (UE) sobre as medidas que os países da UE estão a preparar no sentido de minimizar este “flagelo humanitário”.

“Infelizmente, em África, o terrorismo jhiadista não mata só na região do Sahel ou no corno de África. Mata também na província de Cabo Delgado, em Moçambique, onde se vive uma onda de violência extrema com assassinatos, decapitações, sequestros de mulheres e crianças. São casas roubadas, destruídas e depois incendiadas, crianças e jovens impedidos de ir para a escola, funcionários públicos que se recusam a ir trabalhar tal é o nível medo e de insegurança. Aliás, é preocupante a leitura do último relatório da Amnistia Internacional e o silêncio quase ensurdecedor da União Europeia”, disse.

No âmbito da sua intervenção, António Cunha formulou várias perguntas como: “que ações é que a União Europeia está a preparar juntamente com as autoridades moçambicanas para a resolução desta tragédia humanitária?”, questionando ainda: “que formas de cooperação estruturada e estratégica está a ser prestada ou preparada quer pela União Europeia quer pelo Governo português para o esforço de paz em Cabo Delgado e consequentemente para a pacificação e desenvolvimento de Moçambique?”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!