Castelo de Paiva e Cinfães unidas no projeto do centro de recolha de animais de companhia
Fotografia: Castelo de Paiva
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, localizado na zona da Póvoa, em Pedorido, vai unir Castelo de Paiva e Cinfães.
A autarquia paivense esclarece, em nota de imprensa, que este é um equipamento lançado em conjunto pelos municípios de Castelo de Paiva e Cinfães, depois de ter sido garantido “o apoio financeiro para a concessão de um centro oficial de recolha de animais intermunicipal, concretizando-se assim, um velho anseio reivindicado por ambas as autarquias”.
O município destaca que “além dos espaços de alojamento para animais ( 23 box para cães, gatos e outros de maior porte)”, o projeto preconiza a criação de “salas de apoio e gabinetes veterinários”.

O Centro de Recolha contempla ainda, “uma sala devidamente apetrechada para o processo de esterilização, sala de quarentena e isolamento, bem como de prestação de socorro a animais feridos e doentes”.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, destacou que a obra agora concluída, vai responder “ao anseio dos dois municípios na criação de condições de alojamento e sanidade animal”.
O autarca realçou “o interesse e a oportunidade deste projecto inter – municipal, que vai ajudar aliviar o quadro existente de ver com frequência animais domésticos abandonados nas ruas”.
O município esclarece que o “contrato programa com a Direção-Geral das Autarquias Locais e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional representa um investimento elegível de 199.946,59 euros, financiado em 50% pela DGAL e 50% por ambos municípios, traduzindo-se na criação de um centro de recolha de animais que fica localizado em Castelo de Paiva, mas servindo os dois territórios municipais”.

A visita inaugural contou com as presenças do autarca paivense e do homologo de Cinfães, Armando Mourisco, e dos vereadores da CM de Castelo de Paiva, António Rodrigues, José Manuel Carvalho e Paula Melo, e da vereadora Sónia Soares, da CM de Cinfães. Integrou ainda a comitiva o veterinário municipal de Castelo de Paiva António Borges, a veterinária municipal de Cinfães, Maria José Duque, para além de outros técnicos municipais.

Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Covid-192021.04.13Presidente da República submeteu ao Parlamento renovação do Estado de Emergência
Escolas2021.04.13Paredes concluiu processo de remoção de amianto nas escolas do concelho
Amarante2021.04.13Golfe de Amarante abre calendário com torneio solidário com Timor
Cultura2021.04.13Centro Internacional das Artes José de Guimarães abre portas ao público esta sexta-feira