Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Marco de Canaveses: Ação de formação a agentes do ensino marca Dia Mundial da Proteção Civil

Partilhar por:

A Câmara do Marco de Canaveses promove, esta segunda-feira, entre as 14 e as 18h00, uma ação de formação de curta duração, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, destinada a agentes do ensino, no âmbito do Dia Mundial da Proteção.

A ação com a designação “Proteção Civil e Educação para uma Cultura de Segurança na Comunidade: o papel da Formação Contínua de Docentes e Não Docentes”, a realizar numa sala virtual, tem como objetivos “conhecer o enquadramento institucional e legislativo conducente às condições favoráveis à promoção duma cultura de segurança na comunidade, rever e aprofundar conhecimentos sobre instrumentos existentes no sistema educativo que permitem e facilitam o trabalho dos docentes com os seus alunos na área da segurança/prevenção do risco e partilhar experiências/metodologias/materiais sobre projetos na área da segurança/prevenção do risco”.

É também objetivo desta ação “incentivar a criação de parceria na educação”.

A atividade tem como destinatários “educadores de Infância e Docentes do Ensino Básico e do Ensino Secundário; Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais (Escolas e Agrupamentos associados do CFAE Marco/Cinfães do concelho de Marco de Canaveses); técnicos das autarquias; público em geral”.

A autarquia esclarece, na sua publicação oficial, que “as temáticas dos Riscos e da Segurança na componente de Cidadania e Desenvolvimento (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – ENEC) tem conduzido a uma profícua colaboração entre os técnicos superiores da área de Proteção Civil do Município de Marco de Canaveses e o CFAE Marco/Cinfães, nomeadamente no que respeita à formação contínua de profissionais docentes e não docentes das escolas do concelho”.

O município reconhece que “é na escola que as aprendizagens mais abrangentes, para a vida, devem ocorrer, pela capacidade que esta tem de planificar, monitorizar e avaliar as mesmas e, por outro, de que as parcerias com a comunidade são indispensáveis e se revestem de elevado valor educacional”.

A câmara municipal sustenta, ainda, que estas parcerias com a comunidade “conduzem ao aprofundamento desta colaboração institucional visando difundir na comunidade uma cultura de segurança. De facto, para que os alunos realizem aprendizagens significativas e promotoras da sua autonomia, as mesmas têm de estar relacionadas com algo que lhes seja próximo e familiar e em que se revejam”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!