Novum Canal

mobile

tablet

Amarante: Oito projetos do Orçamento Participativo Jovem vão a votos em março

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Amarante

Os oitos projetos que integram a edição deste ano do Orçamento Participativo Jovem  (OPJ) de Amarante vão a votos em meados de março, tendo como tema “Dá voz à tua ideia”.

A edição deste ano integra projetos diversificados que vão do desporto à cultura, passando pelo ambiente, empreendedorismo, urbanismo e ação social.

A autarquia esclarece, em comunicado, que o projeto   “(A)Voz De Dentro”, tem como foco a atenção no cuidador/família e na pessoa com diagnóstico de demência através da cativação da comunidade em geral; o projeto designado “ReduzAmarante” tem como objetivo criar uma plataforma digital, familiar, simples e de fácil utilização para reduzir o desperdício de produtos alimentares em restaurantes, pastelarias/padarias e supermercados.

Fotografia: Câmara de Amarante

Já a proposta “Festival de Cinema de Amarante” procura fazer de Amarante uma referência na partilha e dinamização da produção cinematográfica e audiovisual a nível nacional.

O projeto “Galgos D’Amarante” tem como propósitos ver os cães a ‘galgar’ livremente num parque canino público que prevêem construir, a proposta “Espaço Municipal de Criadores” pretende ser um espaço dedicado à aprendizagem, inovação e empreendedorismo, à prototipagem para inovação e invenção e o “Arte saiu à Rua” é um Festival de Arte ao vivo que pretende que os amarantinos e os turistas redescubram a cidade com artistas a pintarem telas pelas ruas.

A proposta “Horta Urbana de Amarante” apela à prática da horticultura de lazer, e propõe o desenvolvimento de atividades que fomentem a consciencialização para as práticas sustentáveis de produção agrícola e consumo responsável.

Já o projeto “Corrida à Moda Antiga” quer recuperar memórias de outros tempos recriando uma corrida de carros de rolamentos com amadores e profissionais.

A votação decorre de 15 a 27 de março no site www.opjamarante.pt. O vencedor recebe até 15 mil euros para pôr em prática o projeto apresentado.

O município destaca que o OPJ foi lançado em 2015 com o “intuito de contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local”.

O OPJ destina-se a jovens com idades entre os 14 e os 35 anos, naturais, estudantes, trabalhadores ou residentes em Amarante.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!