Novum Canal

mobile

tablet

Alerta de mau tempo para concelho de Paços de Ferreira e toda a região norte do país

Partilhar por:

A Câmara de Paços de Ferreira adverte, na sua publicação online,  para o mau tempo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) constata está a afetar o concelho de Paços de Ferreira e toda a região norte do país, “com chuva persistente e vento forte, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h, na sequência da a depressão Karim”.  

A autarquia esclarece que face a estas condições atmosféricas adversas, é recomendável “a retirada de objetos das varandas e um especial cuidado com as estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados) que possam ser afetados pelas fortes rajadas de vento. A possibilidade de queda de árvores é significativa, pelo que também a circulação automóvel e pedonal deverá requerer uma especial atenção”.

“Face à saturação dos solos, o risco de inundações é elevado”, esclarece o município que sustenta que “tendo em conta o agravamento da situação meteorológica, recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dois dias”.

O IPMA prevê “chuva no litoral oeste a partir do início da manhã será persistente e pontualmente forte, e que irá progredindo gradualmente para o interior a partir da tarde. No dia 21, esperam-se aguaceiros em todo o território, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo gradualmente de frequência. A neve poderá ocorrer a partir do fim da tarde de sábado nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo para a cota acima de 1000 metros a partir da madrugada”.

O Instituto prevê, também,  que o “ vento será do quadrante sul, mais intenso até meio da tarde no dia 20, com rajadas da ordem de até 80 km/h no litoral oeste, sendo até 100 km/h a norte do Rio Douro, e rajadas de 110 km/h nas terras altas”, sendo a “agitação marítima na costa ocidental também irá aumentar, já no fim do dia 19, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, que deverão temporariamente atingir os 5 a 6 metros a norte da foz do rio Douro até ao meio da tarde de sábado, mantendo-se superiores a quatro metros ainda no dia 21”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!