Novum Canal

mobile

tablet

Cerca de 180 mil testes à Covid-19 realizados em escolas
Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Paços de Ferreira: Alunos apoiados pelos escalões A e B desceu mais de metade em dez anos

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Em dez anos, o número de alunos apoiados pelos escalões A e B desceu mais de metade em Paços de Ferreira

A autarquia esclarece,  em comunicado, que o número de alunos do ensino público, abrangidos pelo escalão A e B, no primeiro ciclo de ensino, baixou mais de metade em Paços de Ferreira, entre 2009/10 e 2020/21.

O município declara que atualmente, 52% de estudantes não precisam deste apoio social.

“Apesar da redução do número de alunos matriculados nas escolas públicas, atualmente constata-se que houve uma inversão muito acentuada no pedido dos apoios sociais, sendo que, hoje, mais de 52% dos alunos matriculados no primeiro ciclo do ensino público já não necessita deste tipo de apoios, resultado objetivo do aumento no rendimento das famílias do concelho”, refere o executivo municipal.

A câmara municipal declara que em 2013/14, num universo de 2508 alunos do primeiro ciclo de ensino, “980 estudantes eram apoiados, 39% dos quais usufruíam do escalão máximo, escalão A”, sendo que, hoje, do universo de 1800 alunos, apenas 18% ainda pedem apoio e beneficiam do escalão máximo.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

“Esta descida muito significativa de alunos apoiados com os escalões A e B deve-se sobretudo à melhoria da condição de vida dos agregados familiares de Paços de Ferreira e, consequente, aumento do rendimento das famílias, residentes no concelho”, acrescenta a autarquia que avança que durante esta década, “o maior número de apoio concedido registou-se durante o ano escolar de 2009/2010 (69% necessitaram do escalão A e B). Desde então, e até ao presente ano escolar, confirma-se uma acentuada e contínua descida de alunos apoiados”.

O executivo manifesta, ainda, que estes dados são referentes “aos alunos que frequentem o primeiro ciclo de ensino, cujas medidas de apoio são asseguradas diretamente pelo município: nas refeições escolares, manuais escolares, material escolar e visitas de estudo”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!