Novum Canal

mobile

tablet

Covid-19: Mais de meio milhão de vacinas já foram administradas

Partilhar por:

Fotografia: Página Oficial do Governo

A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou, esta segunda-feira, na sequência de uma reunião  entre a “Task Force”, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e vários membros do Governo, tendo como tema a execução do plano de vacinação, que mais de meio milhão de vacinas para a Covid-19 foram já administradas.

A governante avançou que até sexta-feira passada foram administradas 694 800  mil doses, sendo que destas 42900 foram para os Açores e a Madeira.

Já esta segunda-feira, Portugal recebeu mais uma encomenda da Pfizer, 104 mil doses, estando prevista para esta sexta-feira, 93 600 doses, da Astrazeneca.

Falando do alinhamento entre as entregas e estimativas e as quantidades contratadas, Marta Temido disse que inicialmente tinham sido contratadas para este primeiro trimestre 4,4 milhões de doces, tendo o país recebido 2,5 milhões de doces de vacinas, numa aproximação ao plano inicial que tinha sido contratualizado, mas que, admitiu, não está ainda totalmente confirmado.  

Quanto a vacinações administradas, a ministra, que foi esta segunda-feira, também, vacinada, realçou que no dia 15 de fevereiro fora realizadas 533 070 mil inoculações, 333 mil primeiras doses e 200 mil segundas doses.

Das vacinas já inoculadas, Marta Temido confirmou que estas abrangem residentes em estruturas residenciais para idosos, profissionais de saúde, pessoas com mais de 80 anos e pessoas associadas a serviços essenciais, assim como órgãos de soberania.

Fotografia: Página Oficial do Governo

A governante avançou, também, que, esta semana, está prevista a administração de 143 mil doses em estruturas residenciais para idosos, estruturas Rede Nacional de Cuidados Continuados, unidades que já estavam em processo de vacinação.

A responsável pela pasta da Saúde declarou, a este propósito, que cerca de 72% das pessoas nestas estruturas estão já vacinadas, estando calendarizada para esta semana a vacinação a pessoas com mais de 80 e mais de 50 anos, assim como a inoculação de profissionais de saúde, serviços essenciais, estando previstas 27 mil segundas doses.  

Marta Temido explicou que a cobertura vacinal em Portugal é de 2,02% da população, cerca de 5,40 doses de vacinas a residentes no continente.

A ministra referiu-se, na sua intervenção, ao simulador que se encontra disponível no portal Covid-19 que permite  às pessoas a partir dos 50 anos perceber se estão incluídas nas listas da primeira fase da vacinação, advertindo que este é um processo que carece de algumas afinações e melhorias e que essas correções estão a ser feitas.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!