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EMA de Lousada disponível para efetuar contactos prévios e agilizar processo de vacinação

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Fotografia: Câmara de Lousada

A Equipa Multidisciplinar de Apoio de Lousada afirma estar disponível para efetuar contactos prévios com população a ser vacinada.

O município esclarece, em comunicado, que a autarquia informou, na passada sexta-feira, o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, que disponibiliza os serviços da Equipa Multidisciplinar de Apoio (EMA) no processo de vacinação.

“Esta equipa que tem estado, nos últimos meses, a efetuar a interligação com os infetados com Covid-19 e seus contactos de alto risco, solicita assim novas competências, agora, no apoio à vacinação, sugerindo que este método possa ser ampliado a todo o país dada a pressão junto dos serviços de saúde”, refere o município que constata que verificando-se que há necessidade de esclarecimento, validação e verificação dos contactos dos idosos, “a EMA de Lousada está disponível para contactar previamente todos os cidadãos que as entidades de saúde julguem pertinentes, nomeadamente idosos com mais de 80 anos”.

Fotografia: Câmara de Lousada

Citado em comunicado, o vereador da Ação Social e Saúde, Nelson Oliveira, realça que é determinante “validar o seu contacto telefónico, aferir a sua situação de saúde, analisando se está dependente e não consegue sair de casa, por exemplo, bem como a possível falta de transporte ou a inexistência de contacto válido do utente, sendo necessário procurar outra forma alternativa de chegar até estas pessoas”, disse, assumindo que o “intuito deste contacto prévio é permitir uma melhor agilização e rapidez no processo de convocatória para vacinação que vai ser feito posteriormente pelos Centros de Saúde”.

O autarca defende que a parceria entre a rede social municipal, onde se inserem as instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia, é fundamental “para alcançar os mais desprotegidos, sendo que todas as sinalizações destes parceiros são elementares para conseguir chegar a toda a gente. Para além disto, com a possibilidade da EMA contactar previamente estes agregados familiares, há a possibilidade de tranquilizar os utentes sobre a sua futura chamada e informações sobre o processo vacinal, libertando os Centros de Saúde de muitas mais chamadas telefónicas para esclarecimentos ou questões sobre quando é que o utente iria ser chamados”.

A autarquia reconhece, ainda, que “esta colaboração é uma mais-valia para todos, retirando o trabalho burocrático aos serviços de saúde e tranquilizando os utentes, alargando as competências da EMA, podendo servir de base para algo alargado a todo o pais”.


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