Novum Canal

mobile

tablet

Dia Nacional do Doente Coronário assinala-se este domingo

Partilhar por:

Assinala-se este domingo o Dia Nacional do Doente Coronário, data institucionalizada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, que tem como propósitos sensibilizar e consciencializar a população para os fatores de risco associados às doenças coronárias.

Entre as principais razões que contribuem para o aumento das doenças cardiovasculares encontram-se o excesso de sal, cujas implicações na saúde humana contribuem para a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e sobrecarga renal.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia, através do seu administrador, Carlos Catarino, cardiologista, realça, numa publicação que partilhou no seu site e na sua página oficial do faceboook, que apesar da descida registada nas últimas décadas, as doenças cardiovasculares continuam a dominar  sobre as demais, sendo mesmo apontada como a principal causa de morte no país.

Segundo Carlos Catarino, “70% da população adulta tem colesterol elevado, 20% é fumadora, mais de 30% é  obesa e mais de  27% é hipertensa”.

Fotografia: Câmara de Valongo

O cardiologista refere, ainda, que a maioria da população é sedentária, ressalvando que o número de doentes diabéticos tem vindo a subir significativamente.

O médico confirma que o conjunto destes fatores provoca “acúmulo de placas de gordura” , “cálcio e outras substâncias”, com consequências para o “sistema cardiocirculatório”, estando na origem dos “acidentes vasculares cerebrais” e de “doença das artérias coronárias (principalmente o enfarte do miocárdio)”.

O especialista esclarece, ainda, que os doentes que têm “doenças crónicas, hipertensão, diabetes” ou que já tiveram “enfarte do miocárdio ou passaram por alguma cirurgia cardiovascular ou que tem insuficiência cardíaca”, são considerados como “um grupo de maior risco” podendo desenvolver “a forma grave da doença  Covid-19”.  

No dia em que se celebra também o Dia dos Namorados, a Fundação Portuguesa de Cardiologia adverte para a necessidade de se promover uma alimentação saudável e fazer exercício físico.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!