Novum Canal

mobile

tablet

Lousada: Município, juntas e instituições reúnem e concertam estratégias para vacinar mais idosos e dependentes

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lousada

Os técnicos municipais, as juntas de freguesia e as instituições particulares de solidariedade social reuniram, esta quinta-feira, num encontro, solicitado pelo ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte, com o objetivo de explicar o processo de vacinação contra a Covid-19, nomeadamente junto da população mais idosa e dependente.

O vereador da Saúde da Câmara de Lousada, Nélson Oliveira, esclareceu, esta sexta-feira, ao Novum Canal, que através do diretor Hugo Lopes, ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte, foi solicitada colaboração para os vários agentes e instituições locais no sentido de articularem com o Centro de Saúde um conjunto de situações que podem surgir mediante a convocatória dos utentes para vacinação.

Em cima da mesa esteve, também, o desenvolvimento de uma estratégia conjunta que permita a identificação de utentes com eventuais condições específicas, que se encontrem em isolamento social, tenham dificuldades de transporte, estejam em dependência ou tenham dificuldades de mobilização, não tenham inscrição no SNS (por interesse próprio ou inadvertidamente) ou inexistência de telemóvel ou dificuldades no uso do mesmo.

Fotografia: Câmara de Lousada

“A Ação Social do Município de Lousada, em colaboração com todos os seus membros, estará disponível para ajudar no esclarecimento de dúvidas e fazer chegar aos serviços de saúde as situações que precisam de outra abordagem dadas as características específicas dos utentes”, refere o autarca que salienta que a partir da próxima semana, os utentes mais velhos começam a ser chamados, de forma faseada.

O responsável pela pasta da Saúde avançou, ainda, que os bombeiros voluntários começaram, já esta sexta-feira, a serem vacinados.

“Reforçamos a ideia transmitida pelo ACES que os utentes mais velhos não vão ser todos chamados na próxima semana, mas sim ao longo das próximas semanas, de modo faseado e controlado!”, disse.

Nélson Oliveira revelou, também, que esta quinta-feira, o município iniciou o apoio logístico no transporte de profissionais de saúde para a vacinação junto da população dependente e institucionalizada, recordando que o Centro de Vacinação Covid19 estará pronto a arrancar no Espaço AJE para a próxima semana.

“A infraestrutura foi alvo de obras e verificação por parte das entidades de saúde. Desde que existam vacinas, estamos mais do que preparados para ajudar os Centros de Saúde a terem todas as condições para administrar vacinas à totalidade da nossa população”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!