Novum Canal

mobile

tablet

Penafiel: Acordo com Plano Nacional de Leitura reforça aposta na leitura e na escrita

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Penafiel

A Câmara Municipal de Penafiel e o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) assinaram um acordo de parceria que tem como metas implementar um Plano Local de Leitura de Penafiel (PLLP) dirigido aos públicos infantis, juvenis, população sénior e grupos vulneráveis.

O PLLP conta com a parceria da Biblioteca de Penafiel, Agrupamentos de Escolas, Associações (lares e/ou centros de dia), e do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, prevendo três ações concretas direcionadas a públicos-alvo distintos.

A primeira ação, dirigida à 1º infância, crianças e jovens, pretende assegurar que os recursos bibliográficos da Biblioteca Municipal de Penafiel cheguem aos mais novos, através da biblioteca itinerante, que percorrerá as diferentes freguesias ao longo de todo o ano.

A segunda ação, direcionada à população sénior do concelho, prevê criar “dinâmicas culturais que promovam igualmente o bem estar e a saúde mental da população sénior, tirando partido da vasta rede de centros de dia e lares de terceira idade”.  

“O projeto Maleta Mágica, histórias e lendas, da Biblioteca de Penafiel, vai incentivar os mais idosos a recordarem memórias a partilhá-las em grupo”, refere o município. 

Fotografia: Câmara de Penafiel

O Plano Local de Leitura vai ainda chegar aos diversos bairros sociais do concelho e a um estabelecimento prisional da região com o objetivo de promover atividades que despertem essas comunidades para a cidadania, através da promoção do livro e da leitura.

O PLLP pretende reforçar a política municipal de “promoção e capacitação para a leitura, a escrita e as literacias”.  


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!