Novum Canal

mobile

tablet

Marcuenses beneficiam de descontos de 435 mil euros em 2020 no âmbito do Programa PART

Partilhar por:

Fotografia: Câmara do Marco de Canaveses

Os marcuenses beneficiaram de descontos de 435 mil euros em 2020 no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).

Segundo a autarquia, este programa permitiu aplicar descontos a cerca de 10.300 títulos de transportes públicos com origem ou destino no Marco de Canaveses, no valor total de 435 mil euros de apoios em 2020.

O município recorda que o programa foi lançado em 2019 pelo Governo com o objetivo “de promover a utilização do transporte coletivo rodoviário e ferroviário, tendo permitido aplicar descontos até 70% aos preços dos passes”.

Fotografia: Câmara do Marco de Canaveses

“A redução de tarifas e a conclusão da empreitada eletrificação do troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses, que permitiu também aumentar a oferta de ligações Marco-Porto, contribuíram para um aumento significativo dos utilizadores de comboio. Dos mais de 10 mil títulos apoiados ao abrigo do PART em 2020, cerca de 70% são de transporte ferroviário”, refere a autarquia que acrescenta que os valores referem-se ao período compreendido entre Janeiro e novembro de 2020.

A câmara municipal  esclarece, ainda, que a “redução dos preços dos passes é executada através do financiamento do Governo à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa”, sendo que os municípios, incluindo o Marco de Canaveses, comparticipam com um valor correspondente a 10% da verba recebida do Estado.

A autarquia avança, também, que o aumento do número de utilizadores dos transportes públicos, designadamente o transporte ferroviário, levou o executivo municipal a investir 775 mil euros na requalificação das zonas envolventes às estações do concelho, Marco de Canaveses e Livração.

Fotografia: Câmara do Marco de Canaveses

“Estamos a complementar este incentivo do Governo com a melhoria das infraestruturas e condições de acesso aos transportes. Investimos mais 60 mil euros na requalificação da rua Nova da Estação em Constance e estamos a levar a cabo um investimento de 715 mil euros na zona envolvente à estação do Marco de Canaveses, que inclui a construção de um novo parque de estacionamento com 130 lugares e um edifício de ligação entre a Estação e o parque”, explica Cristina Vieira, chefe do executivo.

A empreitada de requalificação da rua Nova da Estação está concluída. A da envolvente à estação do Marco de Canaveses  tem prazo de execução até agosto de 2021.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!