Novum Canal

mobile

tablet

APDP requer atenção especial para pessoas com diabetes atingidas por um cancro

Partilhar por:

Fotografia: Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) adverte, no dia em que se assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que as pessoas com diabetes atingidas por um cancro necessitam de uma atenção especial.

A associação, em comunicado, que se encontra disponível na sua página oficial, salienta que a  “diabetes e o cancro têm uma relação perigosa, responsável pelo aumento da mortalidade e da morbilidade”, reforçando a necessidade de ser implementada “uma ação conjunta, a nível europeu, que considere a relação entre diabetes e cancro na agenda do programa da Presidência Portuguesa da União Europeia”.

Segundo a associação, “a relação perigosa entre diabetes e cancro” é responsável, em Portugal, “pelo aumento da mortalidade intra-hospitalar de, 8 para 13% (47% dos doentes)”.

“O apelo da associação é que sejam implementadas estratégias e políticas de prevenção eficientes que travem o rápido acréscimo destas duas doenças”, refere a APDP, sustentando que “o cancro e a diabetes estão entre as “dez ameaças à saúde global identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

A APDP concretiza que a previsão é que o número de pessoas afetadas continue a aumentar.

“ E estima-se que 1 em cada 5 pessoas com cancro (20%) também tenha diabetes. Adicionalmente, estudos epidemiológicos sugerem que as pessoas com diabetes apresentam maior risco de desenvolver determinados tipos de cancros, nomeadamente cancro hepático, pancreático, do endométrio, colo-rectal, mama e bexiga”.

A instituição aponta a “ alimentação desadequada, o sedentarismo, o tabaco, o consumo excessivo de álcool e fatores ambientais como a poluição, mas também o isolamento social e o stress”, como denominadores e fatores que risco comuns às duas doenças.

Fotografia: Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP)

A APDP avança, ainda, com a necessidade de ser reforçada a “comunicação de consciencialização para os cuidados a adotar”, “proporcionar ambientes propícios para a adoção de estilos de vida mais saudáveis” assim como “fomentar o diagnóstico precoce”.

A APDP  foi fundada em 1926, ,sendo a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo.

A instituição tem cerca de 15 mil associados e tem como foco lutar contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença. É também  objetivo da associação promover “a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade”.

“A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes”, lê-se no texto que a instituição partilhou na sua página oficial, no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!