Novum Canal

mobile

tablet

Lamego cria equipa de intervenção rápida para apoiar instituições do setor solidário

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lamego

Apoiar instituições públicas do setor solidário e assegurar a capacidade de resposta das instituições públicas e do setor solidário é o objetivo da nova equipa intervenção rápida que foi criada pelo município de Lamego.

A autarquia avança, na sua publicação oficial, que a equipa é constituída por dez pessoas, que atuará sempre que se comprovar uma “situação de carência de recursos humanos em instituições com atividade na área social e da saúde em situação de surto”.

O município esclarece, na mesma publicação, ainda não se encontra a operar, está numa fase de formação, mas é expectável, que já na próxima semana, possa iniciar a sua atividade.

O processo formativo dos elementos que vão integrar esta nova equipa está a ser ministrado pelo ACES Douro Sul e do Serviço Municipal de Proteção Civil, sendo que as funções a desempenhar vão desde a “intervenção comunitária e nas instituições, correspondendo à função de auxiliar da ação direta”.

Fotografia: Câmara de Lamego

A câmara municipal esclarece, também, que estes elementos, concluída a sua formação, estarão aptos para “prestar cuidados de higiene, conforto e saúde, fornecer alimentação e garantir o acompanhamento e vigilância dos utentes dentro e fora dos estabelecimentos”.

A autarquia informa, ainda, este “reforço do apoio de emergência integra o programa “Lamego Ajuda” que auxilia e protege as pessoas mais vulneráveis, em particular a população idosa, ou em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar”, salientando que ao longo dos últimos meses,”equipas multidisciplinares têm assegurado a entrega ao domicílio de bens alimentares e de medicação, bem como atendimento telefónico especializado para apoio psicológico”.

O executivo municipal concretiza que a equipa “foi criada ao abrigo do programa MAREESS – Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde, promovida pelo Governo”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!