Novum Canal

mobile

tablet

Mercadona adere ao movimento unidos contra o desperdício

Partilhar por:

Fotografia: Mercadona

A empresa Mercadona aderiu ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, um movimento que pretende chamar a atenção para o desperdício alimentar.

Refira-se que o Movimento Unidos Contra o Desperdício nasce da vontade de congregar e agregar as boas práticas que já se realizam, tanto a nível empresarial como particular por forma a consciencializar a sociedade em geral.

Em comunicado, a empresa assume que na sua política estão incluídas algumas medias de combate ao desperdício tais como: “uma gestão de stock rigorosa, o que otimiza o controlo das quantidades por forma a evitar/reduzir os excedentes; a doação de produtos ótimos para consumo cujo prazo de validade se aproxima do fim, o que permite à empresa não desperdiçar bens essenciais, e, desta forma, a Mercadona doa diariamente de cada uma das suas 20 lojas à Cantina Social respetiva; vender qualidade priorizando-a sobre a estética, exemplo disso é o serviço de sumo de laranja espremido na hora, que é proveniente de laranjas de alta qualidade, mas que, devido à sua aparência ou menor tamanho, teriam uma saída mais difícil no mercado pela via normal (expositor de frescos)”.

Citado em comunicado, Francisco Mello e Castro, coordenador Executivo do Movimento Unidos Contra o Desperdício, declara que “A chegada da Mercadona ao Unidos Contra o Desperdício é mais um passo importante naquela que é a principal missão deste Movimento. Poder contar com um player com uma dimensão ibérica de enorme relevância e que tem no seu ADN uma enorme preocupação em torno do tema do desperdício alimentar é, sem dúvida nenhuma, uma ótima notícia.”

Fotografia: Mercadona

Já Ana Mendia, Diretora de Responsabilidade Social da Mercadona Portugal, afirma que “Foi com muito gosto que recebemos o convite para nos associarmos ao Movimento Unidos Contra o Desperdício. Vemos no Movimento um veículo para consciencializar, motivar e difundir o que de bem já se faz nesta área. Na Mercadona, trabalhamos consciencializados para esta realidade ao longo de toda a cadeia de negócio. Desde a definição de produto, que começa nos nossos centros de coinovação com a colaboração dos nossos “Chefes” (assim nos referimos aos nossos clientes), passando pelo nosso Modelo de Qualidade Total, até à organização dos produtos dentro das nossas lojas, onde promovemos o consumo do útil e do necessário.”

O Mercadona confirma que um dos compromissos que a empresa mantém com a sociedade é partilhar parte do que dela recebe.

“Com este objetivo, desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, que vai ao encontro da componente social e ética através de distintas formas de atuação sustentáveis que reforçam a sua aposta no crescimento partilhado. Além disso, a Mercadona implementou várias estratégias para evitar e prevenir o desperdício alimentar”, esclarece a empresa que além da doação de alimentos,  colabora “com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual”.

A empresa enfatiza, ainda, que outra das linhas estratégicas do Plano de Responsabilidade Social é a sustentabilidade.

“Para tal, conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e na redução de plástico.  Nesse sentido, a Mercadona, juntamente com os seus Fornecedores Totaler, trabalha na Estratégia 6.25 para alcançar um triplo objetivo em 2025: reduzir 25 % do plástico, que todas as embalagens deste material sejam recicláveis, e ainda reciclar todos os resíduos plásticos. Desde o ano de 2011 que a Mercadona integra o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais dos direitos humanos, normas laborais, meio ambiente e luta contra a corrupção”, acrescenta a empresa.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!