Novum Canal

mobile

tablet

Valongo: 540 cabazes com frutas e legumes vendidos online. Iniciativa visa estimular economia e qualidade de vida

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Valongo

540 cabazes de frutas e legumes do concelho de Valongo foram vendidos através de programa online, numa iniciativa da câmara municipal e da cooperativa agrícola local.

Segundo a autarquia valonguense,  o programa tem como objetivos promover hábitos alimentares saudáveis, a economia local e a qualidade de vida.

Através do projeto “O Mercado”, o munícipe pode proceder às suas encomendas, às terças-feiras em Valongo, às quintas, em Ermesinde, sendo os cabazes encomendados online entregues às famílias a preços reduzidos, cinco euros (5 quilos) e oito euros (nove quilos).

O programa integra o Plano Municipal de Saúde e, em apenas dois meses, conseguiu que as famílias de Valongo adquirissem centenas de cabazes com frutas e com legumes indicados para uma dieta alimentar equilibrada.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, realça que a autarquia está a “influenciar novos hábitos alimentares e de consumo que irão beneficiar a economia local e a qualidade de vida”, estando “O Mercado” a ser um sucesso e a superar as expectativas, sobretudo depois de o país ter entrado em janeiro no segundo confinamento.

O chefe do executivo sustenta que este projeto tem três grandes virtudes: “coloca na mesa dos valonguenses mais frutas e mais legumes frescos do que era habitual; é um processo totalmente digital na encomenda e até ao momento da entrega do cabaz; e tem um preço muito acessível, possibilitando o acesso a todos os extratos socioeconómicos, precisamente para incutir novos hábitos que, a seu tempo, também irão beneficiar a economia local e a qualidade de vida da população”.

Fotografia: Câmara de Valongo

O município esclarece que os cabazes são compostos por produtos “hortícolas e frutícolas produzidos no concelho por 20 associados da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do concelho, sendo os cabazes entregues semanalmente em Valongo, no Apeadeiro de Susão (às terças), e em Ermesinde, na loja da Cooperativa (às quintas): os locais estão estrategicamente localizados para poderem ser levantados por utilizadores dos transportes públicos, designadamente o comboio”.

A câmara municipal esclarece que o levantamento dos cabazes é totalmente seguro, uma vez que as “encomendas são feitas online e as entregas são rápidas e cumprem todas as normas de saúde pública em vigor, sendo que os cabazes são sempre acompanhados por dicas e receitas saudáveis”.

O executivo municipal recorda que na primeira compra o saco reutilizável é oferta.

“Os cabazes estão disponíveis em duas versões: o “Família” – com uma variedade de cinco produtos que podem pesar até cinco quilos, com o preço de 5 euros; e o “Super Família”, que contém até sete variedades e nove quilos de peso, que custa oito euros”, acrescenta a autarquia.

O chefe do executivo reconhece que além de promover uma alimentação saudável, este projeto estimula a economia local.

Fotografia: Câmara de Valongo

“Em boa hora iniciamos este projeto que, para além de promover uma alimentação saudável e equilibrada, estimula a economia local se alinha com medidas de sustentabilidade ambiental ao diminuir a pegada ecológica deste consumo – produção local, consumo local. Tudo isto visa promover a qualidade de vida das comunidades valonguenses a todos os níveis”, disse, confirmando, também, os benefícios ambientais do consumo de produtos locais e da época. 

“Somos um município comprometido com o desenvolvimento económico e com a sustentabilidade ambiental – e temos a sorte de ter ao nosso lado os melhores parceiros possíveis para esta iniciativa”, afirma José Manuel Ribeiro.

Fotografia: Câmara de Valongo

As encomendas irão continuar a ser entregues nos locais habituais durante o Estado de Emergência. Podem ser realizadas no site da autarquia dedicado à saúde, através do endereço saude.cm-valongo.pt/https://saude.cm-valongo.pt/pages/674


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!