Novum Canal

mobile

HOJE

tablet

Publicidade

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto assinala-se esta quarta-feira

Partilhar por:

Fotografia: Página Oficial do Governo

Assinala-se, esta quarta-feira, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto., data instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que tem como propósitos recordar os 76 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau.

A data assinala, também, o 21.º aniversário da adoção da Declaração de Estocolmo, sobre a qual foi criada a IHRA, International Holocaust Remembrance Aliance e o 16.º aniversário da adoção de 27 de janeiro como o Dia Internacional da Memória do Holocausto pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A página oficial do Governo esclarece que o Diário da República desta quarta-feira, foi publicado em papel e no habitual formato eletrónico com um fundo de cor amarela para recordar todas as vítimas do extermínio nazi, assinalando a cor amarela a estrela de David que os nazis impuseram aos judeus cidadãos na Europa.

Fotografia: Página Oficial do Governo

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, numa declaração vídeo, que se encontra partilhada no site do Governo, recorda que  a data é também uma oportunidade para combater o antissemitismo, o racismo e quaisquer outras formas de intolerância que suscitem a violência.

O governante destaca que os nazis  impuseram o uso da estrela de David, de cor amarela aos judeus europeus como forma de os identificar, humilhar e segregar, apresentando, por isso, o Diário da República, uma nova cor, com a edição desta quarta-feira a seguir o formato eletrónico, tendo sido produzidos alguns exemplares em papel, assumindo a cor de fundo amarela para prestar homenagem a todas as vítimas do holocausto e a todos os que se conseguiram salvar.

André Moz Caldas manifesta que importa não esquecer esta data para que o combate à discriminação seja sempre condição para a construção de um país de uma Europa e de um mundo que concretiza efetivamente os direitos humanos.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!