Cinfães: Surto no Lar Residencial N.ª Sra. de Lurdes com 15 utentes e seis profissionais positivos
Fotografia: DGS
15 utentes e seis profissionais testaram positivo à Covid-19, na sequência do surto no Associação de Solidariedade Social de Espadanedo- Lar Residencial N.ª Sra. de Lurdes, em Cinfães.
Segundo a autarquia, existem, neste momento, 15 positivos e três negativos, sendo que entre os profissionais há seis positivos (um profissional é externo pertence à empresa gertal) e 17 negativos (um profissional é externo pertence à empresa gertal).
O município esclarece que o surto teve início a 19 de janeiro, informando que os infetados “estiveram sempre estáveis, praticamente assintomáticos, não tendo sido necessário recorrer ao hospital ou à transferência de nenhum utente”.
A Câmara de Cinfães sublinha, ainda, que a Associação de Solidariedade Social de Espadanedo é uma instituição vocacionada para pessoas portadoras de deficiência e não para os idosos.
Questionada quanto às démarches que o executivo municipal está a implementar em articulação com a autoridade de saúde local, a autarquia sustenta que , também, em colaboração com a associação acompanhou a situação desde o primeiro momento e continua a acompanhar diariamente a evolução da situação.

“Numa primeira fase foram testados os utentes e funcionários. Com os resultados foram, de imediato, separados os utentes positivos dos negativos. Assegurada a colocação de um médico e de um enfermeiro a acompanhar, no local, a situação e fornecimento de equipamento de proteção individual”, frisa o município que assegura não ter conhecimento de mais nenhum surto ativo no concelho.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Efeméride2021.03.03Penafiel homenageia Abel Ferreira, Júlio Manuel Mesquita (a título póstumo) e Luís Mendes
Associativismo2021.03.03Ministério da Educação reforça apoios extraordinários ao Associativismo Jovem
Envelhecimento Ativo2021.03.03Mais de 300 seniores em confinamento acompanhados pelos professores da Lousada Séc. XXI
Cultura2021.03.02Lousada: Património vernacular no V concurso de fotografia