Novum Canal

mobile

tablet

RIR lamenta níveis de abstenção registados nas eleições presidenciais

Partilhar por:

Fotografia: RIR

O partido RIR (Reagir Incluir Reciclar) lamenta que a abstenção registada, este domingo, para as eleições presidenciais, que confirmaram a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa, tenha sido superior a 60%.

“O partido RIR – Reagir Incluir Reciclar – lamenta que o ato eleitoral para o maior cargo da Nação, tenha tido a maior abstenção da Democracia portuguesa. O actual Presidente da República reeleito ontem exercerá o cargo com apenas 39,49% de votação exercida. Não querendo retirar legitimidade deste ato, devemos todos fazer o exercício do que nos conduziu a este momento”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.

O partido lamenta, também, que milhares de eleitores tenham ficado impossibilitados devido à “força da pandemia Covid-19”, de exercer o seu direito de voto, criticando a “incapacidade do Governo de planear e preparar atempadamente este ato eleitoral”

“Lamentamos ainda que milhares de cidadãos tenham sido impedidos de exercer o seu direito de voto, quer por força da pandemia Covid-19, quer pela incapacidade do Governo de planear e preparar atempadamente este ato eleitoral para que todos os cidadãos pudessem exercer o seu direito de voto”, refere o RIR que defende a introdução voto eletrónico não presencial.

“Tal como em 2019 tínhamos no nosso programa eleitoral, devemos começar a implementação do voto eletrónico não presencial. Este mecanismo teria permitido que os nossos cidadãos espalhados pelo mundo tivessem conseguido votar. Em Democracia nenhum cidadão pode ser privado ao direito de votar. De referir ainda, que a 7 de Outubro de 2020 quando o partido RIR foi recebido em audiência com sua Excelência o Presidente da República, manifestou as suas preocupações com este ato eleitoral. Sugerimos que o mesmo fosse adiado. E na sua impossibilidade repartido em dois dias para que fosse exercido com toda a segurança necessária”, acrescenta o RIR que pede ao presidente recém-reeleito que face aos resultados obtidos tenha uma maior atenção com as necessidades dos cidadãos.

Fotografia: Vitorino Silva

“Parabenizamos o Presidente eleito, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e aconselhamos a que faça a análise do ato eleitoral é que face a 2016 o Presidente só conquistou apenas mais cerca de 100 mil votos. O que em nosso entender deve levar a que o Presidente tenha maior atenção com as necessidades dos cidadãos e um olhar mais rigoroso com o Governo. O partido RIR, felicita também todos os cidadãos que no dia de ontem, saíram à rua para exercer o seu direito de voto e ainda, todos os que trabalharam para que fosse possível fazê-lo com tranquilidade e segurança”, avança o partido.

A Direção Política Nacional assegura, Aida, que face às eleições Legislativas de 2019, o partido RIR e Vitorino Silva, aumentou a sua votação em todos os círculos eleitorais, tendo aumentado a nível nacional de 0,67% para 2,95%.

“Sendo que em 17 círculos eleitorais ficou à frente de partidos com representação parlamentar. Apelas assim, a todos os cidadãos que se revejam no programa eleitoral do RIR, que está disponível no site do partido para consulta pública, se juntem a nós. Seguimos fortes e unidos até porque entre o 4º e o 7º lugar o diferencial é de 57 mil votos, entre o candidato apoiado pelo PCP e o candidato apoiado pelo RIR”, sublinha o RIR que sustenta que “o candidato apoiado pelo RIR, Vitorino Silva, foi o candidato que apresentou o orçamento mais baixo desta campanha às eleições presidenciais de 2021. Que foi o único candidato que não teve um único debate em horário nobre seja na RTP, SIC ou TVI. Tendo sido todos os debates às 22:45 horas e na RTP3. Estamos por isso de parabéns e orgulhosos do resultado alcançado nas eleições presidenciais pelo candidato apoiado pelo partido RIR, Vitorino Silva”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!