Novum Canal

mobile

tablet

Município de Gondomar disponibiliza refeições a alunos que beneficiem de ação social escolar

Partilhar por:

O município de Gondomar vai disponibilizar refeições, gratuitamente, a todos os alunos que beneficiem de ação social escolar (escalão A e B, no âmbito decisão do Governo que decretou, em Conselho de Ministros, a suspensão das atividades letivas e não letivas e de apoio social, a partir de 22 de janeiro e pelo período de 15 dias, assim como a adoção das medidas necessárias para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários do escalão A e B da ação social escolar.

A autarquia esclarece, na sua publicação online, que na sequência desta decisão irá, também, facultar este serviço aos filhos de profissionais de serviços essenciais.

“As refeições serão servidas em regime de takeaway nas Escolas de Referência, pelo que os encarregados de educação devem comunicar à escola a necessidade do fornecimento de refeição”, lê-se na publicação que o município partilhou no sue site e na sua página oficial que declara que “no que diz respeito às refeições para os alunos dos Centros de Apoio à Aprendizagem, essas serão asseguradas e transportadas para o próprio estabelecimento de ensino”.

A Câmara de Gondomar avança, também, que divulgou a lista das escolas de referência, definidas pelo Ministério da Educação, para o acolhimento de filhos de trabalhadores de serviços essenciais.

Refira-se  que no âmbito do Conselho de Ministros da última quinta-feira, que aprovou o decreto que procede a um conjunto de alterações no que respeita às medidas que regulamentam a prorrogação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República. O Governo determinou a “identificação, em cada agrupamento de escolas, de um estabelecimento de ensino e em cada concelho de creche, creche familiar ou ama que promova o acolhimento dos filhos ou outros dependentes a cargo dos trabalhadores de serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão obste a que prestem assistência aos mesmos”.

Fotografia: Câmara de Gondomar

“A autarquia irá assegurar o acompanhamento destes alunos, através da colocação de recursos humanos, para apoio e realização de atividades em determinados períodos do dia, nomeadamente através de Técnicos de Animação e das Expressões, colocados nos respetivos Agrupamentos de Escolas. Os encarregados de educação interessados em recorrer a esta solução deverão entrar em contacto direto com os agrupamentos escolares/Escolas de Referência, aptas a acolher estes alunos e, assim, a dar uma resposta efetiva a estas famílias”, acrescenta a publicação da câmara municipal que concretiza que “além da resposta da rede pública ao nível do pré-escolar, também o Centro Social de Soutelo se apresenta como uma solução para os níveis de creche e pré-escolar para os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais”.

A autarquia de Gondomar confirma ainda que “irá disponibilizar semanalmente no Portal da Educação, atividades, jogos, desafios e recursos educativos para que alunos(as) e famílias possam atravessar este período de confinamento social em casa, de uma forma segura, ativa e enriquecedora”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!