Novum Canal

mobile

tablet

Covid-19: 66 infetados em lar da Misericórdia de Arouca. Há a registar duas mortes

Lousada: Ambiente e sociedade dominam Jornadas do Mundo Sénior

Partilhar por:

A sociedade e o ambiente são os temas que vão dominar as jornadas “O mundo sénior”, evento organizado pela autarquia, que se realiza esta  sexta-feira, sendo transmitido via online a partir da plataforma Zoom, entre as 9h45 e as 16h45.

Segundo a autarquia lousadense, a abertura do evento vai estar a cargo de Mariana Cardoso, do projeto do Município de Lousada “Biosénior em casa”, que se assume como um caso de sucesso junto do público mais velho do concelho, com ações de proximidade e combate ao isolamento.

Segue-se a intervenção de Helena Silva, da Vintage for a Cause, que vai falar sobre o projeto “From granny to trendy”. “Maior idade” é a designação da atividade desenvolvida pelo município de Ílhavo, apresentado por Maria Teles, seguindo-se o tema “A avó veio trabalhar” de Susana Pinto, da Fermenta, e “Guimarães 65+”, projeto desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, que terá como orador Ricardo Martins.

Da parte da tarde serão apresentados os temas “Universidade Sénior Virtual”,  por Luís Jacinto, da RUTIS, a “Escola de superpoderes sénior”, do Movimento Transformers, por Joana Moreira.

O último tema das jornadas, “Lata 65”, será apresentado por Lara Rodrigues, da Mistaker Maker.

O encerramento das Jornadas está agendado para as 16h30.

O município recorda que Portugal é quinto país do mundo com a população mais envelhecida, salientando que, de um modo geral, a tendência de envelhecimento está a agravar-se, multiplicando-se os inerentes problemas económicos e sociais.

“Incluir os seniores na sociedade deve pressupor a criação de oportunidades de aprendizagem e de promoção do bem-estar físico e psicológico. A procura pelo bem-comum e pelo funcionamento social torna imperativa a inclusão e o diálogo intergeracional. Assim, com estas jornadas pretende-se dar a conhecer projetos nacionais de impacto social, ambiental e/ou artístico focados no público sénior, que partilham uma mesma missão, ainda que percorrendo diferentes caminhos. Pretende-se ainda fomentar o debate entre as organizações e com os participantes, no sentido de explorar diferentes abordagens, perspetivas e soluções para o envelhecimento ativo”, refere o município.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!