Novum Canal

mobile

tablet

Baião: Lançamento de vídeo assinala 900 anos de história do Mosteiro de Santo André de Ancede

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Baião

A Câmara Municipal de Baião lançou um vídeo que assinala os 900 anos de história do Mosteiro de Santo André de Ancede, comemorados em 2020.

Para assinalar a riqueza e importância destes nove séculos, a autarquia produziu um vídeo promocional sobre este elemento patrimonial baionense.

Citada em comunicado, a vereadora da Cultura e Património Cultural, Anabela Cardoso realça que “a concretização deste vídeo veio dar a conhecer e aprofundar a história do Mosteiro de Ancede e a riqueza patrimonial que lá podemos encontrar. Foi, sem dúvida, um projeto muito bem conseguido e que valorizará ainda mais este complexo arquitetónico”.

Fotografia: Câmara de Baião

O município esclarece que o “conceito e argumento do vídeo são da autoria do ator baionense Rafael Pereira, que dirigiu também os atores que participaram no vídeo e que pertencem ao grupo “Bai´o Teatro”. A realização é da autoria de Bertino Araújo e o técnico de som foi Ana Raquel Simões. As fotografias de cena ficaram a cargo de Luís Tavares”, salientando que o filme estreou-se no dia de 17 de janeiro, nas redes sociais da Câmara Municipal de Baião

Fotografia: Câmara de Baião

A câmara municipal informa ainda que o vídeo conta já com mais de 530 partilhas no Facebook e mais de 500 reações positivas ou comentários por parte dos utilizadores desta rede social.

“Este é um vídeo de seis minutos que nos faz viajar no tempo e que dá a conhecer a história, a arquitetura, os recantos e os interesses deste património cultural conhecendo personagens que fazem parte da história do Mosteiro, como o prior D. Adaúfe, os religiosos regrantes ou dominicanos, o pintor Joss Van Cleve ou barão de Ancede”, refere a mesma nota de imprensa que salienta que o Mosteiro de Santo André de Ancede está atualmente a ser alvo de obras de requalificação e restauro, seguindo um projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Fotografia: Câmara de Baião

Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!