CHTS disponibiliza cinco camas para ajudar outros hospitais
Fotografia: CHTS
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai disponibilizar desde já cinco camas para doentes Covid-19 para ajudar outros hospitais que neste momento se encontram mais pressionados..
Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, o CHTS esclarece que tem vindo a promover nos últimos dias um conjunto de reorganizações que visam ajudar outras unidades que estão sobre pressão.
“Embora não se possa falar em tranquilidade, atendendo à realidade atual, há outros hospitais com maior pressão e com doentes a necessitar de ajuda. Assim, vão ser disponibilizadas desde já cinco camas para o efeito, acreditando que tal possa alargar-se a mais camas se a incidência da pandemia na região não tiver crescimento nos próximos dias”, lê-se na nota que nos foi enviada que salienta que “CHTS está também em processo de reorganização para aumentar ainda mais a resposta em Cuidados Intensivos, além do significativo crescimento já efetuado desde o início da pandemia”.
O comunicado do Conselho de Administração do CHTS fala em imperativo ético e solidariedade entre instituições e recorda que no final de 2020, o centro hospitalar esteve debaixo de um autêntico tsunami.

“Conscientes da importância dessa solidariedade entre instituições e depois da experiência vivenciada, o Conselho de Administração e os profissionais do CHTS assumiram como imperativo ético acrescido, tudo fazer para que, logo que possível, se ajudasse outros hospitais em necessidade”, aponta o centro hospitalar que lembra que “no final do ano 2020, o CHTS esteve debaixo de um autêntico tsunami, com afluência inusitada de doentes COVID em simultâneo. No pico máximo, chegou aos 235 doentes internados, o que, na altura, significava 10% do total de doentes COVID internados em todo o país”.
“Nessa altura, e depois de muitos pedidos de ajuda, foi possível acautelar o tratamento a todos os doentes, não deixando ninguém para trás, com a transferência de vários doentes para outros hospitais do país. É este o sentido que o CHTS dá ao termo solidariedade e que serve de pilar de sustentação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como resposta de saúde que não deixa ninguém para trás”, acrescentam os responsásseis pelo CHTS.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Paredes2021.02.25Paredes assina cinco contratos de cooperação num montante de cerca de num 260 mil euros
Peso da Régua2021.02.25Peso da Régua com quebra de 50% no número de casos Covid-19
Política2021.02.25Governo afirma que plano de desconfinamento a circular na internet é falso
Resende2021.02.25Vacinados 168 utentes no Centro de Vacinação de Resende