Novum Canal

mobile

tablet

CHTS disponibiliza cinco camas para ajudar outros hospitais

Partilhar por:

Fotografia: CHTS

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai disponibilizar desde já cinco camas para doentes Covid-19 para ajudar outros hospitais que neste momento se encontram mais pressionados..

Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, o CHTS esclarece que  tem vindo a promover nos últimos dias um conjunto de reorganizações que visam ajudar outras unidades que estão sobre pressão.

“Embora não se possa falar em tranquilidade, atendendo à realidade atual, há outros hospitais com maior pressão e com doentes a necessitar de ajuda. Assim, vão ser disponibilizadas desde já cinco camas para o efeito, acreditando que tal possa alargar-se a mais camas se a incidência da pandemia na região não tiver crescimento nos próximos dias”, lê-se na nota que nos foi enviada que salienta que “CHTS está também em processo de reorganização para aumentar ainda mais a resposta em Cuidados Intensivos, além do significativo crescimento já efetuado desde o início da pandemia”.

O comunicado do Conselho de Administração do CHTS fala em imperativo ético e solidariedade entre instituições e recorda que no final de 2020, o centro hospitalar esteve debaixo de um autêntico tsunami.

Fotografia: CHTS

“Conscientes da importância dessa solidariedade entre instituições e depois da experiência vivenciada, o Conselho de Administração e os profissionais do CHTS assumiram como imperativo ético acrescido, tudo fazer para que, logo que possível, se ajudasse outros hospitais em necessidade”, aponta o centro hospitalar que lembra que “no final do ano 2020, o CHTS esteve debaixo de um autêntico tsunami, com afluência inusitada de doentes COVID em simultâneo. No pico máximo, chegou aos 235 doentes internados, o que, na altura, significava 10% do total de doentes COVID internados em todo o país”.

“Nessa altura, e depois de muitos pedidos de ajuda, foi possível acautelar o tratamento a todos os doentes, não deixando ninguém para trás, com a transferência de vários doentes para outros hospitais do país. É este o sentido que o CHTS dá ao termo solidariedade e que serve de pilar de sustentação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como resposta de saúde que não deixa ninguém para trás”, acrescentam os responsásseis pelo CHTS.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!