Novum Canal

mobile

HOJE

tablet

Publicidade

Câmara de Lousada recordou aniversário de Hans Isler

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lousada

A Câmara de Lousada recordou o aniversário de Hans Isler, empresário e um dos maiores vultos da indústria em Lousada e até do país.

A autarquia assinala a efeméride na sua publicação oficial do facebook, salientando que Hans Isler nasceu em “1927, na Suíça”, sendo o industrial um lousadense por adoção.

O município esclarece que o empresário “esteve na origem da fundação da Fabinter – Fábrica Internacional de Confeções – criadora da marca Kispo, reconhecida internacionalmente até aos nossos dias”.

A Câmara Municipal de Lousada recorda ainda Hans Isler “como visionário e possuidor de uma mente desassombrada” tendo trazido para Lousada “uma tecnologia de confeção que rapidamente se difundiu”.

Fotografia: Câmara de Lousada

“A fábrica instalou-se inicialmente no lugar do Cárcere (Casais) e depois no antigo edifício dos Bombeiros, até à construção do edifício de raiz, em Cristelos, que entrou em atividade em agosto de 1970”, declara o município que informa que a “Fabinter atingiu o auge entre 1977 e 1985, com uma centena de pequenas e médias empresas em regime de subcontratação, num total de mais de 12 mil trabalhadores, formou também técnicos, geradores de novas indústrias e novos multiplicadores de riqueza que tanto beneficiaram a economia e o desenvolvimento do nosso concelho”.

“Por opção, decidiu ser sepultado no cemitério de Cristelos, falecendo a 25/06/1985”, acrescenta o texto da publicação.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!