Câmara de Lousada recordou aniversário de Hans Isler
Fotografia: Câmara de Lousada
A Câmara de Lousada recordou o aniversário de Hans Isler, empresário e um dos maiores vultos da indústria em Lousada e até do país.
A autarquia assinala a efeméride na sua publicação oficial do facebook, salientando que Hans Isler nasceu em “1927, na Suíça”, sendo o industrial um lousadense por adoção.
O município esclarece que o empresário “esteve na origem da fundação da Fabinter – Fábrica Internacional de Confeções – criadora da marca Kispo, reconhecida internacionalmente até aos nossos dias”.
A Câmara Municipal de Lousada recorda ainda Hans Isler “como visionário e possuidor de uma mente desassombrada” tendo trazido para Lousada “uma tecnologia de confeção que rapidamente se difundiu”.

“A fábrica instalou-se inicialmente no lugar do Cárcere (Casais) e depois no antigo edifício dos Bombeiros, até à construção do edifício de raiz, em Cristelos, que entrou em atividade em agosto de 1970”, declara o município que informa que a “Fabinter atingiu o auge entre 1977 e 1985, com uma centena de pequenas e médias empresas em regime de subcontratação, num total de mais de 12 mil trabalhadores, formou também técnicos, geradores de novas indústrias e novos multiplicadores de riqueza que tanto beneficiaram a economia e o desenvolvimento do nosso concelho”.
“Por opção, decidiu ser sepultado no cemitério de Cristelos, falecendo a 25/06/1985”, acrescenta o texto da publicação.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Região2021.03.09AHRESP defende que apoios têm de chegar às empresas
Educação2021.03.09Testes laboratoriais em programas de rastreio deve ser priorizada para os alunos mais velhos
Região2021.03.09Rota do Românico participa em formato digital na ITB Berlin 2021
Castelo de Paiva2021.03.08IFRRU 2020 atinge os 800 milhões de euros de investimento em reabilitação urbana