Novum Canal

mobile

tablet

Site da Câmara de Penafiel mais acessível e inclusivo com língua gestual e conversor de texto em voz

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Penafiel

A Câmara Municipal de Penafiel implementou novas aplicações no site com o objetivo de ficar mais acessível e inclusivo, especialmente direcionados para pessoas com dificuldades de literacia, visão e audição.

A autarquia esclarece que as novas instalações integram um “Avatar de Língua Gestual Portuguesa – VirtualSign – e um conversor de texto em voz – ReadSpeaker webReader.

“O ReadSpeaker webReader permite ao utilizador ouvir a leitura em voz alta dos conteúdos de um site. O seu funcionamento é simples, basta um clique em “Ouvir” e o texto da página é lido e destacado em simultâneo para que possa acompanhar melhor a leitura, independentemente do dispositivo usado ou do local onde se encontre”, lê-se no comunicado que acrescenta que com ReadSpeaker webReader, o utilizador “pode selecionar texto e clicar no ícone de Ouvir que surge ao lado para ouvir a leitura do texto selecionado e passar o cursor sobre um parágrafo para ouvir automaticamente a sua leitura. Esta aplicação funciona com todos os dispositivos habitualmente usados online: PC, portáteis, Chromebook, tablet, smartphone e outros. O webReader permite descarregar uma versão áudio do conteúdo para ouvir offline e traduzir texto selecionado em vários idiomas para o ouvir no idioma escolhido”.

Fotografia: Câmara de Penafiel

O município avança ainda que “”Avatar de Língua Gestual Portuguesa trata-se de um sistema de tradução automática em tempo real entre texto e língua gestual portuguesa. Permite traduzir para língua gestual os textos que existem no site, após seleção pelo utilizador e apresenta o resultado através de um avatar 3D”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!