Novum Canal

mobile

HOJE

tablet

Publicidade

CIM do Tâmega e Sousa dá mais um passo na redução dos passes nos transportes públicos

Fotografia: Gonçalo Rocha

A Comunidade intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa) está a desenvolver  um plano de redução no preço dos passes nos transportes públicos.

O presidente da CIM Tâmega e Sousa e também autarca de Castelo de Paiva, esclarece, na sua publicação oficial do facebook, que “até 2020, o utilizador do passe pagava 40 euros por mês para ir para o Grande Porto, independente do número de viagens utilizadas. Um redução de cerca de 100 euros por mês relativamente ao que pagava anteriormente”, faltando integrar os transportes do Grande Porto para o processo  ficar concluído.

Finalmente, este mês, está a ser preparado a integração deste sistema com o Andante do Grande Porto por mais 10 euros por mês. Ou seja e como exemplo, por 50 euros por mês um paivense pode ir de autocarro, comboio ou metro até ao Porto todos os dias”, acrescentou, salientando que esta era é “medida muito importante e que tem um apoio expressivo do Governo, através do Fundo Ambiental, e é comparticipada por cada município em 20%! Andar de transporte público é uma grande e importante aposta”.

Fotografia: Gonçalo Rocha

Refira-se que em 2019 entrou em funcionamento o “Passe CIM Tâmega e Sousa”, que se traduz “numa redução do custo do passe para os utentes dos transportes públicos rodoviários de passageiros na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa)”, permitindo que “os residentes no Tâmega e Sousa e os que não residam, mas trabalham na região paguem menos pelo passe”.

Recorde-se, ainda, que o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) tem como metas, segundo o IMT, “combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente a exclusão social, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o congestionamento, o ruído e o consumo de energia” e “atrair passageiros para o transporte coletivo”

Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!