Estudos para viabilidade da nova linha ferroviária do Vale do Sousa juntam autarcas
Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira
Os autarcas de Paços de Ferreira, Humberto Brito, Felgueiras, Nuno Fonseca, Lousada, Pedro Machado, Paredes, Alexandre Almeida, e Valongo, José Manuel Ribeiro, reuniram através de videoconferência, tendo como objetivo a assinatura do acordo de colaboração para dar início aos estudos para a viabilidade de construção da nova linha ferroviária do Vale do Sousa e implementação do respetivo traçado.
A videoconferência contou com a presença do presidente da CIM Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha e também presidente da Câmara de Castelo de Paiva.
A autarquia pacense, na sua publicação online, esclarece que “a avaliação preliminar consistirá no desenvolvimento do estudo das condições para implementação de um sistema ferroviário, incluindo modelo de exploração, até março de 2021”, assim como o “estudo de viabilidade técnica e ambiental (EVTA), até julho de 2022” e o “estudo de procura, até julho de 2021 e a análise custo-benefício (ACB) até outubro 2022”.

O município de Paços de Ferreira esclarece na mesma publicação que “entregou à CIM Tâmega e Sousa as plantas de ordenamento do território que permitirão desenhar o traçado da linha ferroviária a passar no nosso concelho”.
“Está dado mais um passo muito importante para a construção da nova Linha do Vale do Sousa, cujo investimento integra o Plano Nacional de Investimentos – PNI – 2020/2030 (anexo à Resolução da Assembleia da República n.º 154/2019 de 23 de agosto de 2019)”, acrescenta a autarquia na sua publicação que partilhou na página oficial do facebook.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Economia2021.03.01Alojamento e restauração mais afetados pela pandemia durante segundo confinamento
Gondomar2021.03.01CDS-PP Gondomar volta a defender reabilitação da antiga central de captação de água de foz do Sousa
Património2021.03.01Marco de Canaveses: Igreja de Santo Isidoro alvo de obras de conservação
Cabeleireiros2021.03.01Deputada do PCP contactou com cabeleireiros e esteticistas do distrito do Porto