Novum Canal

mobile

tablet

Presidente da República renova estado de emergência

Partilhar por:

Fotografia: DGS

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,  esclareceu, numa curta  mensagem que partilhou no site da Presidência da República que renovou, por um período de oito dias, o estado de emergência.

Refira-se que ontem, a Assembleia da República tinha dado luz verde à autorização para a renovação do estado de emergência com os votos favoráveis dos grupos parlamentares do PS e do PSD e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.

Na mensagem, o Chefe de Estado justifica a renovação com base na necessidade de fazer face aos números mais recentes do surto pandémico, embora, admita, que os dados referentes ao período entre 23 e 27 de dezembro de 2020 sejam escassos.  

“Escassos são ainda os dados que possam ser relacionados com o período decorrido entre 23 e 27 de dezembro, ou seja, o período de alívio de medidas pelo Natal, bem como do período seguinte, de Ano Novo, embora os números mais recentes sejam muito preocupantes, demonstrando a imperiosidade das medidas de emergência”, lê-se na mensagem que esclarece que “só no dia 12 serão ouvidos os especialistas acerca dessa matéria e projeções da sua evolução imediata”.

Marcelo Rebelo de Sousa esclarece que se impõe cuidada contenção face aos dados que são conhecidos.

Fotografia: DGS

“Não obstante, os números de casos e de mortos nos últimos dias impõe uma cuidadosa contenção, ou seja, permanência por uma semana do regime em vigor, até que, entre o dia 12 e o dia 13, se possa decidir acerca de eventual nova renovação, sua duração e conteúdo”, avisa sustentando que a pandemia continua a avançar mas depressa que a vacinação.

“Sendo vontade de todos nós que o estado de emergência cesse logo que não seja estritamente necessário e tendo o começo da vacinação trazido acrescida esperança, a pandemia continua, ainda, a ir mais depressa do que a vacinação”, acrescentou, declarando: “O que explica os sacrifícios que nos continuam a ser pedidos e a paciente coragem com que têm sido enfrentados, que se impõe a todos, a começar pelo Presidente da República”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!