Novum Canal

mobile

tablet

Lousada: Escavações na “Casa Romana” permitem identificar mais 10 sepulturas

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lousada

As escavações na “Casa Romana” do Castro de São Domingos, em Lousada, que decorreram entre os meses de setembro e outubro, permitiram identificar multiplicidade de estruturas, entre as quais 10 sepulturas escavadas no geológico natural.

Segundo a autarquia, os trabalhos centraram-se na continuação da escavação do espaço cemiterial identificado na anterior campanha de 2018.

“A campanha deste ano possibilitou a continuação da perceção da dinâmica ocupacional do espaço, tendo sido identificadas uma multiplicidade de estruturas, de diversas cronologias. Os trabalhos centraram-se na continuação da escavação do espaço cemiterial identificado na anterior campanha de 2018, que havia revelado seis enterramentos, tendo agora sido identificadas mais 10 sepulturas escavadas no geológico natural, com orientação canónica e delimitadas por pedras de corneana e granito, comprovando a utilização cemiterial da área, provavelmente na Baixa Idade Media”, lê-se no comunicado que o município  nos enviou.

Fotografia: Câmara de Lousada

De acordo com a Câmara de Lousada, as estruturas “foram todas escavadas, não tendo sido identificada a presença de indivíduos em inumação primária em nenhuma delas. Apenas a identificação, na Sepultura 11, de uma fíbula em bronze, que vai ser agora alvo de trabalhos de consolidação e que permitira um melhor enquadramento cronológico destas sepulturas”, refere a nota de imprensa, recordando que “estas sepulturas estão associadas a uma calçada, cronologicamente mais recente, que parece delimitar, a noroeste, o espaço cemiterial. É composta por pedras roladas de pequenas dimensões, maioritariamente de corneana, envoltas por terras compactas, percetível numa extensão de 10 metros com dois metros de largura visível”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!