Novum Canal

mobile

HOJE

tablet

Publicidade

PSD Cinfães questiona executivo municipal sobre número reduzido de ligações à internet

Partilhar por:

O vereador Bruno Rocha, eleito pela Coligação Viva Cinfães, questionou o executivo municipal sobre o reduzido número de ligações à internet no concelho, tendo por base indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O vereador social-democrata, em comunicado enviado ao Novum Canal, referiu que foram divulgados os dados pelo INE referentes ao número de acessos à internet de Banda Larga do concelho, sustentando que dentro da comunidade do Tâmega e Sousa, o concelho de Cinfães ocupa os últimos lugares, com “um reduzido número de ligações, quando comparado com os outros concelhos”.

Bruno Rocha manifestou, refere o mesmo comunicado, que “este dado é preocupante, atribuindo como justificação eventual para os mesmos, as “dificuldades económicas” ou os “baixos índices de cobertura do concelho”.

O vereador laranja avançou que “o acesso à internet é fundamental, por questões de ensino, trabalho, lazer ou mesmo informação e é um indicador de desenvolvimento de uma sociedade, que tem uma importância fundamental como está demonstrado neste período pandémico”, tendo proposto que o município desenvolva esforços no sentido de possibilitar à população um maior acesso à internet.

Outro dos temas abordados por Bruno Rocha, no período que antecedeu a ordem de trabalhos, foi o concurso para interessados relativamente às escolas primárias que foram desativadas.

Sobre este processo, cujo concurso, foi há alguns meses aprovado, o vereador social-democrata questionou o estado do processo.

Contactado pelo Novum Canal, o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, esclareceu que no que toca às escolas desativadas “foi deliberado a abertura de concurso para cedência de diversas escolas primárias, desativadas, tendo em vista a realização de investimentos”.

O autarca declarou que devido à crise sanitária que continua a atingir a região, o concurso ainda não foi publicitado.

“Considerando que após a deliberação entramos em estado de pandemia, o concurso público ainda não foi publicitado, prevendo-se o mesmo no 1.º trimestre de 2021 atendendo à previsão do início da retoma económica nessa altura”, expressou.

Quando à reduzida ligação à internet no concelho invocada pelo vereador, o chefe do executivo municipal retorquiu que apesar do aumento da cobertura de banda larga ainda há muito trabalho a fazer.

“Apesar do significativo aumento da cobertura de banda larga no concelho nos últimos quatro anos, ainda há muito trabalho a desenvolver. Têm sido desenvolvidos contactos e negociações com vista ao aumento da cobertura, difícil, devido às inúmeras dificuldades territoriais – dispersão geográfica 502 lugares/ 14 freguesias), extensão territorial 240 KM2), acidente geográfico lugares a 10 metros e outros acima de 1000 metros de altitude)”, avançou, recordando que o “governo encontra-se a desenvolver concurso para o efeito, estando as operadoras obrigadas à cedência de rooming, que resolveria as situações. Prevê-se concluído em poucos meses”.


Partilhar por:

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!