Novum Canal

mobile

tablet

Estudo de Teresa Soeiro sobre o linho em Cabeceiras de Basto na revista científica ‘Portvgalia’

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Cabeceiras de Basto

Um estudo sobre o linho em Cabeceiras de Basto, da arqueóloga e investigadora Teresa Soeiro, ex-diretora do Museu de Penafiel, foi publicado na revista científica do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ‘Portvgalia’.

A Câmara de Cabeceiras de Basto, na sua publicação oficial do facebook, não deixou passar em claro este facto, regojizando-se com tal publicação e confirmando que a investigação sobre Cabeceiras de Basto é o mais recente trabalho da investigadora sobre o concelho.

O estudo dá a conhecer o cultivo do linho em Cabeceiras de Basto, os engenhos usados entre outros artefactos relacionados com esta arte.

A autarquia recorda que a autora, sobre esta temática, tem outras obras já editadas, sendo expectável que a obra ‘O Linho em Cabeceiras de Basto (séculos XIX-XXI)’, com a chancela do município, seja apresentada no início do novo ano de 2021, no Museu das Terras de Basto.

Fotografia: Câmara de Cabeceiras de Basto

O município esclarece, também, que a investigadora está a preparar um outro trabalho sobre a Festa das Papas que posteriormente será convertido numa exposição.

A autarquia releva o trabalho da investigadora e recorda que esta tem uma vasta obra publicada sobre as artes e ofícios portugueses, cuja profundidade e conhecimento tem contribuído para o estudo, investigação mas também salvaguarda da história local e do seu património.

Teresa Soeiro, natural do Porto, é reconhecida pela sua dimensão académica e há vários anos que a sua obra e intervenção têm como foco o estudo do património cultural. Foi diretora do Museu Municipal de Penafiel durante 22 anos.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!