Novum Canal

mobile

tablet

Portugal assume, esta sexta-feira, a presidência do Conselho da União Europeia

Partilhar por:

Fotografia: Página Oficial do Governo

Portugal assume, esta sexta-feira, a presidência do Conselho da União Europeia (EU) que decorre até junho 2021.

O primeiro-ministro, numa curta mensagem vídeo que se encontra partilhada no sítio oficial do Governo, realçou o trabalho desenvolvido pela presidência alemã, a compra  conjunta das  vacinas que garantiu a sua distribuição a todos os estados membros da UE e a aprovação  de uma resposta robusta aos efeitos sociais e económicos da pandemia como demonstrativas de uma UE mais próxima dos seus cidadãos.

O primeiro-ministro assumiu ser uma responsabilidade e uma honra dar  continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente pela presidência alemã, salientando que a presidência portuguesa tem como prioridades a recuperação económica e social que terá como motores a transição climática e digital, fatores de crescimento e de mais e melhor emprego.

António Costa apontou, também, como sendo um objetivo da presidência portuguesa o desenvolvimento do pilar social da União Europeia, criando uma base sólida de confiança que se traduza numa oportunidade para todos e a garantia de que ninguém ficará para trás.

O responsável pelo Governo de Portugal apontou, também, como terceira prioridade o reforço da autonomia estratégia de uma União Europeia aberta ao mundo, sustentando que para estas três prioridades a presidência portuguesa pretende atingir a aprovação dos planos nacionais de recuperação, em conjunto com a lei do clima e o pacote para os serviços digitais.

Fotografia: Página Oficial do Governo

O Governo realçou, por outro lado, que a cimeira social que Portugal irá organizar juntando parceiros sociais, sociedade civil e instituições , estados-membros num compromisso comum em torno de um plano de ação para o desenvolvimento do pilar social.

O primeiro-ministro defendeu, ainda, o fortalecimento de relações de vizinhança e com os parceiros estratégicos, nomeadamente, com África, as Américas, mas também na região do Indo-Pacífico com especial destaque para a realização da cimeira ente a União Europeia e a Índia.

O lema da presidência portuguesa “É tempo de agir” tem como objetivos promover uma recuperação “justa, verde e digital”.

Refira-se que o Conselho é um órgão que junta governos dos países do espaço da UE.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!