Novum Canal

mobile

tablet

Presépio ao ar livre em Baltar, com 110 peças, mobiliza famílias de vários pontos da região

Partilhar por:

Fotografia: Augusto Ferreira

O presépio Aldeia Natal de Baltar, também conhecido pelo presépio do Augusto, localizado na Rua de Ramos, é um atração natalícia e uma referência incontornável na iluminação de Natal da vila.

Motivo de atração para muitos baltarenses e não só, o presépio, único ao ar livre, caracteriza-se pela sua simplicidade, dimensão e jogo de luzes que não deixa ninguém indiferente.

Augusto Ferreira, o autor do presépio, natural e um apaixonado convicto de Baltar e pelas suas tradições, revela que há cinco anos que constrói o presépio com o objetivo de assinalar a quadra festiva, mas também por ser católico.

Ao Novum Canal, Augusto Ferreira realça que o presépio tem uma cerca de quatro por cinco metros, 110 peças, salientando que estrutura integra várias casas  feitas por si, a Igreja Matriz de Baltar, a capela Senhor dos Aflitos, a capela Senhora da Piedade, o Cruzeiro e o Coreto da vila, a cabana com a figura do Menino Jesus, a fonte da Igreja de Baltar, elementos decorativos que remetem para a história da aldeia, o Rio Velho, assim como o tanque do Rio e a Casa do Floral de Baltar,  entre outros objetos.

Questionado sobre o tempo que demorou a instalar o presépio, Augusto Ferreira afirma gastar cerca de 80 horas a preparar a estrutura, um trabalho minucioso, que é feito exclusivamente por si, e que conta apenas com o apoio dos filhos na instalação elétrica e da sua esposa na recolha do musgo.

Fotografia: Augusto Ferreira

“Todos os anos tenho feito o presépio porque além de católico, sou um admirador das tradições de Natal e dos valores e da cultura de Baltar e quero perpetuar este legado”, disse, sustentando que o seu objetivo nos próximos anos passa por fazer uma estrutura maior, com mais visibilidade que continua a ser uma referência em Baltar e no concelho de Paredes, contribuindo para trazer mais gente à vila e conferir mais dinâmica a Baltar.

“Para o ano tenho já planos para ampliar o presépio. Vou fazer a Casa da Junta, a Casa de Bragança e a Casa Mãe”, disse, sustentando que a estrutura irá manter-se em Baltar durante toda a quadra natalícia.

Já a Junta de Freguesia de Baltar relevou o trabalho de Augusto Ferreira, confirmando que a sua instalação, a par da iluminação de Natal, é uma verdadeira atração para os cidadãos de Baltar.

“Augusto Ferreira que  é um baltarense, que nos últimos cinco anos construiu o único presépio ao ar livre que se faz em Baltar, e que é motivo de atração para muitos cidadãos. Todos os anos monta pacientemente o presépio para sinalizar uma época de partilha e em simultâneo afirma o seu gosto pela vila”, lê-se no comunicado que a Junta de Freguesia partilhou na sua página oficial do facebook.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!