Novum Canal

mobile

tablet

Ciências forenses e ambiente em debate no BioLousada

Pandemia provocou “diminuição das emissões de queima de combustíveis em 21,9%” diz INE

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lousada

A crise sanitária que continua a fazer sentir em Portugal e no mundo provocou uma “diminuição das emissões de queima de combustíveis em 21,9%” refere o estudo do Instituo Nacional de Estatística (INE) num estudo sobre o impacto do Covid-19 no ambiente que se encontra publicado na sua página oficial do facebook.

Segundo o INE, “o surgimento e a rápida disseminação do novo coronavírus Covid-19 trouxeram profundos impactos a nível económico, social e ambiental”.

De acordo com o INE, a informação disponível para 2020 permite já perceber que as “consequências económicas são significativas (nos primeiros nove meses do ano, o PIB recuou 8,2%)”.

De acordo com o instituto, a nível ambiental esta crise acabou por trazer uma “menor pressão sobre o ambiente, nomeadamente: diminuição das emissões de queima de combustíveis em 21,9%” e “reduções nos consumos de energia (-3,8% na eletricidade e -9,4% no gás natural)”.

Fotografia: Câmara de Lousada

O INE informa que além da sua redução registou-se uma “alteração da composição do consumo das famílias nos três primeiros trimestres de 2020 face ao mesmo período de 2019. Aumentou o consumo privado de bens alimentares enquanto contraiu o consumo de bens correntes não alimentares e, em maior intensidade, o consumo de bens duradouros”.

O estudo esclarece que houve “menor quantidade de resíduos setoriais gerados, mas aumento da geração de resíduos urbanos, embora com uma maior recolha seletiva por ecopontos”, sustentando que os dados apontam para uma “melhoria da qualidade do ar, traduzida pela diminuição da concentração média horária de dióxido de azoto em ambiente urbano e rural e decréscimo no número médio de dias em que prevaleceu a classificação do Índice de qualidade do ar de “Mau” e “Fraco”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!