Novum Canal

mobile

tablet

Investimento na Etar de Campo vai terminar com “calvário dos maus cheiros na zona”

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Valongo

O presidente da Câmara Municipal de Valongo visitou, esta terça-feira, as obras na Etar de Campo, cuja empreitada envolve um investimento de mais de cinco milhões de euros.

A autarquia valonguense esclarece, na sua publicação online, que a intervenção na Etar “vai permitir a duplicação da capacidade de tratamento do equipamento, localizado na margem do Rio Ferreira”.

O município avança que a empreitada “além de aumentar a capacidade de tratamento da ETAR de 51.317 habitantes para 98.278 habitantes, vai acabar com o “calvário” dos maus cheiros na zona e para valorizar o Rio Ferreira e a área de paisagem protegida do Parque das Serras do Porto”.

Ainda de acordo com a câmara municipal “a atual Etar está a funcionar desde 1999, servindo a população das freguesias de Valongo, Campo e Sobrado, do concelho de Valongo, e as freguesias de Gandra, Rebordosa, Lordelo, Duas Igrejas, Astromil e Vilela, do concelho de Paredes”.

Fotografia: Câmara de Valongo

A autarquia valonguense informa que “a Águas de Valongo apresentou em 2015 uma candidatura para “Ampliação e Remodelação da ETAR de Campo-Valongo” no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”, sendo que a obra vai receber uma contribuição de “quase 3,3 milhões de euros de fundos comunitários e implica a construção da terceira linha de tratamento e ajustamentos em alguns órgãos de tratamento, nomeadamente uma etapa adicional no processo de tratamento da fase sólida, que inclui a construção de um digestor anaeróbio mesofílico com aproveitamento do biogás para aquecimento”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!