Novum Canal

mobile

tablet

dav

Escolas de Lousada poupam dois milhões de litros de água

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lousada

Os vencedores do Desafio BioEscola 360°, uma iniciativa em curso nas escolas básicas do concelho de Lousada, com vista à redução da pegada ambiental,  já são conhecidos.

O município esclarece que no âmbito do projeto,  que tem como meta “fomentar a sustentabilidade e as boas práticas ambientais no seio da comunidade escolar”, no ano letivo 2019-2020, as escolas conseguiram poupanças de 17 mil euros, sendo que este valor foi contabilizado apenas para os meses do ano de letivo até março, já que depois desse mês as escolas fecharam.

Refira-se que o “Desafio BioEscola 360° foi lançado no ano letivo 2018/19 a todas as escolas do primeiro ciclo de Lousada. À época em fase piloto, todas as 26 escolas elegíveis aderiram à iniciativa, tendo as  escolas conseguido poupanças no valor de 25 mil euros.

A autarquia avança que o “desafio é composto por duas vertentes. Por um lado, instituiu-se um sistema inovador de incentivos financeiros, em que as escolas foram encorajadas a poupar água e eletricidade e a aumentar a separação de resíduos recicláveis. Todas as poupanças criadas na água e energia, e todos os aumentos na separação de resíduos, face à média dos três anos letivos anteriores, são contabilizados e entregues às escolas participantes, em dinheiro, por parte da autarquia”, esclarece o município que informa que adicionalmente, “as escolas são pontuadas num total de sete critérios de sustentabilidade que incluem, por exemplo, a participação em ações de voluntariado, em projetos de cidadania, ou em oficinas BioEscola. Dessa pontuação acrescem às poupanças prémios monetários no valor de sois mil, 1500 e mil euros, respetivamente”.

De acordo com a câmara municipal, “os 17 mil euros, que vão agora ser distribuídos pelas escolas, representam uma poupança ecológica de 70 mil kWh de eletricidade, de dois milhões e 200 mil litros de água e de 30 toneladas de resíduos desviados de aterro sanitário e encaminhados para reciclagem”.

Do Desafio BioEscola 360° de 2019-2020 sagraram-se campeãs as escolas EB da Boavista, em Silvares, que conseguiu poupanças no valor de 1543 euros, e recebe ainda o 1.º prémio no valor de dois mil euros, arrecadando 3543 euros para despesas escolares.

Fotografia: Câmara de Lousada

Em 2.º lugar ficou a EB Estrada do Meio, de Macieira, com um prémio de 1500 euros a acrescer às poupanças de 1469 euros.

Já a EB de Santo António, de Casais, alcançou o 3.º lugar, recebendo um prémio de mil euros que acresce às poupanças de 1172 euros.

No ano letivo em curso, 2020- 2021, Lousada volta a incentivar as escolas a melhorar as suas práticas ambientais e de cidadania, através da participação no Desafio BioEscola 360°.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!