Novum Canal

mobile

tablet

Valongo: Incidência de casos Covid-19 volta a subir
Fotografia: Câmara de Valongo

Valongo premiado pelo quarto ano consecutivo com galardão da sustentabilidade

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Valongo

A Câmara Municipal de Valongo foi premiada, no dia 16 dezembro, pelo quarto ano consecutivo, com o galardão ECOXXI atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa que avalia o desempenho dos municípios na área do desenvolvimento sustentável.

O município de valonguense esclarece na sua página online, que desde 2016 que participa ativamente neste programa, sendo seu objetivo, nos próximos anos, “alcançar uma pontuação superior e, com isto, trabalhar aspetos que constituam um entrave no âmbito da implementação da Agenda 21 Local e do alcance da plenitude da sustentabilidade municipal”.

Sobre o projeto EcoXXI, a autarquia esclarece que “é um programa internacional promovido pela Foundation for Environmental Education e desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o apoio de diversas entidades”, sendo “constituído por um conjunto de 21 indicadores, que avaliam o desempenho do município nas suas variadas categorias organizacionais, tais como qualidade da água, gestão dos resíduos, mobilidade, sociedade civil, educação ambiental, ordenamento do território, entre muitos outras categorias que visam reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível municipal”.

Fotografia: Câmara de Valongo

De acordo com a autarquia, o júri integra elementos que são profissionais de renome nas diversas temáticas.

“Como resultado final obtém-se um índice global com a ponderação de todos os indicadores. A bandeira ECOXXI é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50 %”, acrescenta a publicação.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!