Novum Canal

mobile

tablet

Delegada de Saúde de Baião adverte que testes antes do Natal não excluem risco de contágio

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Baião

A Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha, partilhou uma mensagem, que se encontra disponível na página oficial da autarquia, em que alerta para um fluxo anormal de marcações para a realização de testes rápidos para Covid-19 na semana que antecede o natal.

Na mensagem, a autoridade de saúde local esclarece que  os testes rápidos são fiáveis quando o resultado é positivo, mas quando o resultado é negativo nada garante que não tenhamos a doença.

“Tenho constatado um fluxo anormal de marcação de testes rápidos para a realização de testes para Covid-19 na semana que antecede o Natal. É muito importante que percebam que fazer estes testes antes do Natal não excluiu o risco de contágio. Os testes rápidos são fiáveis quando o resultado é positivo, mas quando o resultado é negativo nada garante que não tenhamos a doença. Evite enganar-se a si próprio e evite colocar a sua família em risco porque mesmo sem sintomas você pode ser um falso negativo. A aplicação de testes rápidos para Covid-19 deve sempre ser feita de acordo com a avaliação de um profissional de saúde habilitado, tendo em conta, por exemplo, o risco de exposição à doença e o tempo decorrido com contacto com Covid-19 para desta forma podermos adequar o momento mais correto para a sua realização”, refere.

Fotografia: Câmara de Baião

Gabriela Saldanha avança que os testes rápidos podem ser um bom instrumento para uma rápida intervenção em situações de surtos em lares e escolas e geralmente são complementados posteriormente com outros testes.

“Por favor, sei que vai ser duro, mas nesta quadra festiva temos de redobrar as precauções connosco e com as pessoas que vão estar junto de nós, sob pena de em janeiro termos uma desagradável surpresa, uma triste notícia a envolver algum dos nossos familiares com quem estivemos a passar esta quadra.  Não há outra forma de dizer isto. Infelizmente um teste para a Covid-19 não é a garantia que tanto desejamos para poder abraçar os nossos familiares sem o risco de lhes podermos transmitir a doença”, avisa.

A Delegada de Saúde de Baião apela, também, que nesta quadra cumpramos com as regras e diretrizes que foram definidas pelas autoridades de saúde.

“Neste momento, a forma mais fiável e real que todos temos são os nossos comportamentos e esses passam por ter o máximo cuidado com quem está connosco e por isso devemos manter a distância física mesmo quando estamos sentados à mesa, devemos usar sempre a máscara e relembro o seu uso nas viagens de carro que fazemos acompanhados, mesmo nas distâncias curtas e devemos ter o cuidado de lavar e higienizar as mãos com frequência”, declara.

Na mesma mensagem, Gabriela Saldanha deixa o seguinte conselho: “não se esqueça também que se estiver doente, com sintomas ou em isolamento profilático não pode juntar-se ao resto da família que estiver em sua casa. Neste momento, comece já a reduzir os contactos com outras pessoas, privilegie a via digital ou as chamadas pelo telefone. Redobre os cuidados com a partilha com objetos bem como os cuidados nos contactos na preparação de refeições. Ajude-nos a evitar notícias ainda mais tristes em janeiro. Juntos vamos conseguir, ma é necessário, agora, mais do que nunca,  a sua máxima responsabilidade”, concretiza, sustentando que o melhor Natal que cada um de nós pode oferecer aos outros e aos nosso familiares e cumprirmos com as normas de segurança que foram estabelecidas.

“Neste Natal o melhor presente que podemos oferecer a quem vai passar consigo esta quadra festiva será oferecer segurança. Sei que o que lhe peço é muito duro depois de um ano tão difícil, mas venho apelar a que não deite tudo a perder nesta quadra festiva. Este Natal terá de ser diferente para todos nós e sem exceção de forma a que futuramente possamos passar outros natais com todas as pessoas que tanto gostamos e com a proximidade que tanto desejamos”, declara.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!