Novum Canal

mobile

tablet

Estratégia para o próximo ciclo de apoios comunitários Norte 2030 aprovada

Partilhar por:

Fotografia: CCDR-N

Foi aprovada, esta quarta-feira,  pelo Conselho Regional do Norte a estratégia para o próximo ciclo de apoios comunitários, que decorreu Centro de Congressos da Alfândega do Porto, contou com a presença do recém-eleito presidente da CCDR-N, António M. Cunha e com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

O presidente da CCDR-N relevou a importância da integração com uma “gestão pensada do território”, e da importância do ordenamento do território como elemento integrante da estratégia desenvolvimento, tendo ao mesmo tempo enfatizado a aposta no conhecimento”.

A este propósito,  António M. Cunha defendeu os produtos e serviços do Norte, a importância do valor acrescentado desses mesmo produtos num cenário de “reforço da competitividade e da inovação.

António M. Cunha mostrou-se apologista de um modelo de governação “multinível com representação dos principais atores regionais”, relevando  que a combinação destes elementos contribuirá para a afirmação do Norte, também, a nível internacional.

Segundo a CCDR-N, a estratégia para o próximo ciclo de apoios comunitários assenta em quatro objetivos estratégicos: “intensificação tecnológica da base produtiva; valorização económica de ativos e recursos intensivos em território; melhoria do posicionamento competitivo à escala global; consolidação sustentável de sistema urbano policêntrico; promoção da empregabilidade de públicos e territórios-alvo”.

Fotografia: CCDR-N

“A estes objetivos estratégicos adicionam-se três objetivos transversais: acréscimo de qualificações de todos os segmentos da população; equidade vertical e horizontal no acesso a bens e serviços públicos de qualidade; eficácia e eficiência do modelo de governação regional. Toda a estratégia é enquadrada por agendas para as transições digital e energético-ambiental”, lê-se na página oficial da CCDR-N.

Refira-se que o “Conselho Regional é um órgão consultivo da CCDR-N que integra os 86 presidentes de câmara municipal da Região do Norte e entidades sociais, económicas, ambientais e científicas representativas do tecido institucional da região”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!