Novum Canal

mobile

tablet

Luís Filipe Castro Mendes vence Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes

Partilhar por:

O Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C.M. de Amarante foi atribuído, por unanimidade, a Luís Filipe Castro Mendes pela obra “Poemas Reunidos”, editada em 2018 pela Assírio & Alvim.

O júri, constituído por Clara Rocha, Isabel Cristina Mateus e José Tolentino Mendonça, “teve em conta a revisitação e renovação das formas clássicas, elegia e soneto, e, em especial, a relação com a tradição camoniana (…) Valorizou ainda o jogo dialógico com os autores do cânone cultural ocidental, bem como a ponte intercultural com o Oriente e o Brasil. Mereceu igualmente destaque uma visão irónica e auto-irónica relativamente à contemporaneidade”, pode ler-se na ata.

Segundo o município o “Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, de caráter bienal, é patrocinado pela Câmara Municipal de Amarante e tem um valor monetário de 12.500 euros. Foram admitidas a concurso obras completas de poesia ou antologias poéticas de autor publicadas em 2018 e 2019, em português e de autor português”.

A autarquia informa que “Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950, colaborou com o jornal Diário de Lisboa-Juvenil, sobretudo entre 1965 e 1967, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido, a partir de 1975, uma carreira diplomática, sucessivamente em Luanda, Madrid e Paris”.

“Enquadrável numa estética pós-modernista, a obra de Luís Filipe de Castro Mendes revela um universo enigmático, onde estão presentes o fingimento e a sinceridade, o romântico e o clássico, a regra e o jogo”, acrescenta a nota de imprensa que esclarece que o autor “estreou-se em 1983 com a publicação de “Desde Recados”, obra em que problematiza a relação entre o sujeito e a realidade e a relação entre o eu e o outro. Foi ministro da Cultura do XXI Governo Constitucional, entre abril de 2016 e outubro de 2018”.

A cerimónia pública de entrega do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C. M. de Amarante será́ oportunamente anunciada.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!