Novum Canal

mobile

tablet

DGS recomenda que reuniões familiares sejam reduzidas e se limitem ao agregado

Partilhar por:

Fotografia: Direção-Geral de Saúde

O subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, assumiu, esta terça-feira, na habitual conferência de imprensa sobre a situação pandémica que o país está a viver, que os portugueses têm de se habituar aos novos tempos, limitando as celebrações de Natal ao agregado familiar, diminuindo assim o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Rui Portugal apontou um conjunto de 10 medidas que todos deveremos cumprir para evitar eventuais contágios, respeitando as restrições em vigor em cada concelho, região e no país, cumprindo com todas as regras em vigor em relação à mobilidade e aos ajuntamentos de pessoas.

O subdiretor-Geral da Saúde defendeu que quem estiver doente, com sintomas ou em isolamento profilático, tem de “cumprir o que as autoridades de saúde determinaram, devendo reduzir os contactos antes e durante esta quadra”.

Rui Portugal esclareceu que os portugueses devem “reduzir o tempo de exposição em todos os momentos e, se possível, usar os espaços exteriores; não mudar de agregados familiares durante a quadra festiva e limitar as celebrações do agregado familiar com quem habita, mantendo contacto com outros membros ou grupos por via digital ou telefonemas”.

Fotografia: Direção-Geral de Saúde

 O subdiretor-Geral da Saúde defendeu que se deve “manter o distanciamento físico em todos os momentos: transporte, preparação das refeições, convívios, etc, evitar os cumprimentos tradicionais; garantir o arejamento dos espaços e a desinfeção das superfícies, bem como dos objetos de partilha comum e lavar ou desinfetar as mãos frequentemente, usar a máscara de forma adequada e manter etiqueta respiratória”, confirmando a necessidade de se evitar a partilha de objetos.

Inquirido sobre eventuais limitações a visitas nos lares de idosos durante as festividades, Rui Portugal esclareceu que “não estão previstas quaisquer regras além daquelas que se encontram em vigor”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!