Novum Canal

mobile

tablet

IHRU diz ser o primeiro interessado no arrendamento de fogos por ocupar em Penafiel (C/ Vídeo)

Partilhar por:

Fotografia: JSD Penafiel

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) afirma ser o primeiro interessado no arrendamento de vários fogos em Penafiel que estão por ocupar, depois da JSD ter alertado, em comunicado, para a existência de várias habitações em Penafiel, propriedade do IHRU, que se encontram vazias e não estão a servir o seu propósito.

 “O empreendimento de Novelas é constituído por dois edifícios com um total de 218 fogos, dos quais 105 foram adquiridos pelo IHRU para pagamento da dívida do financiamento à respetiva construção, pertencendo os restantes a agregados que os haviam adquirido anteriormente.  O IHRU é, assim, o primeiro interessado no arrendamento desses fogos, tendo-os disponibilizado para esse fim e tendo arrendado 40 fogos a agregados indicados pelo Município de Penafiel, ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado para o efeito em dezembro de 2014”, disse  fonte do IHRU.

A mesma fonte esclarece que “os edifícios em causa necessitam de reabilitação das partes comuns, tendo sido concluídas em 2019 as intervenções de reabilitação das coberturas e das claraboias e estando para iniciar as intervenções nas fachadas e empenas, com graves patologias que provocam infiltrações nas frações autónomas que integram os edifícios. O IHRU, além de cumprir as suas obrigações de proprietário condómino, tem envidado esforços junto das administrações dos condomínios para ser deliberada a execução dessas obras”, lê-se no comunicado que  nos foi enviado.

Fotografia: JSD Penafiel

No âmbito deste processo, o IHRU esclarece que “está em curso a recolha de orçamentos de empresas da especialidade, estando prevista para o próximo mês de janeiro a respetiva sujeição a deliberação da Assembleia de Condóminos”.

Numa segunda fase, o IHRU informa que foi “aprovada pela Assembleia de Condóminos, em 2 novembro do corrente ano, a intervenção de reabilitação das fachadas e as condições para o respetivo pagamento”.

O IHRU recorda, também, que na “reunião ocorrida em Novelas, no passado dia 9 de novembro, entre o Conselho Diretivo do IHRU e o presidente da CM de Penafiel, foi tratado o assunto das obras, em especial a necessidade de sinalização dos moradores com recursos mais baixos no âmbito da Estratégia Local de Habitação do Município para efeito de acesso dos mesmos a apoio financeiro ao pagamento da respetiva quota-parte das obras”.

Refira-se que a JSD Penafiel, um ano depois, “sem resposta”, voltou a contactar o IHRU no sentido de “dar nota desta situação”, tendo inclusive enviado novamente uma recomendação ao IHRU onde propõe também que parte das habitações sejam destinadas a jovens que vivem e trabalham em Penafiel.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!