Novum Canal

mobile

tablet

Criador do Museu da Banda de Freamunde tem agora nome eternizado em espaço museológico

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

O ex-diretor e também presidente da Banda Musical de Freamunde, Luís Rego, um verdadeiro defensor do Museu da Banda viu o  seu nome ser eternizado, este domingo, pela direcão da Associação Musical de Freamunde, numa cerimónia  que contou com a presença do vereador Júlio Morais e elementos ligados à instituição.

Ao Novum Canal, Mendonça Pinto, vice-presidente da Associação Musical de Freamunde realçou que Luís Rego esteve na génese da formação e fundação do Museu da Banda, foi diretor e presidente inclusive da Banda, tendo sido um dos principais dinamizadores deste espaço museológico que integra um importante espólio que pode agora ser partilhado com a comunidade e os muitos seguidores da Banda Musical.

“Foi uma justa  homenagem que a Associação proporcionou ao senhor Luís Rego, uma figura que prestigiou a instituição e ao longo dos anos conseguiu reunir um vasto espólio (documentos, instrumentos musicais e outros) sobre o percurso da Banda”, frisou,  sustentando que além da homenagem,  a inauguração do Museu Luís Rego  é também um reconhecimento a alguém que sempre valorizou e preservou o espólio e o acervo da Banda Musical, continuando a zelar pelo seu matrimónio, valorização e enriquecimento.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

Também, a Câmara de Paços de Ferreira, enalteceu o trabalho e empenho de Luís Rego na preservação do vasto património da Banda e da Associação que perfaz em 2022 200 anos de existência.

“O senhor Luís Rego, de 70 anos, dedicou uma vida inteira à Banda da Associação Musical de Freamunde.  Foram mais de 40 anos a guardar documentos, instrumentos musicais, indumentárias, cartazes e notícias que relatam a atividade desta Banda de Música, pelo que hoje foi inaugurado, em Freamunde, o Museu da Banda de Música com o seu nome: Museu Luís Rego! Foi com muito gosto que a câmara municipal se fez representar pelo Vereador Júlio Morais. Deixamos publicamente o nosso agradecimento a todos os músicos, direção e sócios desta Banda, que dentro de dois anos comemora 200 anos! Ao senhor Luís Rego desejamos muita saúde e que continue a ser o exemplo maior desta associação e da cidade e freguesia de Freamunde!”, lê-se na publicação  que o município partilhou na sua página oficial.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!